Prêmio Delmiro Gouveia – edição especial 15 anos revela maiores e melhores empresas cearenses

delmiro

Na noite desta quarta-feira, 25, será realizada a 15ª edição do Prêmio Delmiro Gouveia, no Teatro RioMar Fortaleza. A premiação, realizada pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Grupo de Comunicação O POVO, destaca as principais empresas do Ceará, levando em conta critérios como vendas líquidas, patrimônio líquido, ativo total ajustado, ações sociais de iniciativa da empresa, entre outros.

Pelo 15º ano consecutivo, o Prêmio reconhece as Maiores e Melhores Empresas do Ceará, tanto no desempenho econômico-financeiro quanto no desempenho social, atribuindo assim o destaque necessário para as empresas do Ceará. Há, também, destaque para micros e pequenas empresas, analisadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-CE) e para os contabilistas envolvidos no processo de elaboração das peças enviadas ao prêmio.

Categorias contempladas:

  1. Melhores empresas em desempenho econômico-financeiro – Empresas com destacado desempenho sob os aspectos de liquidez, lucratividade e crescimento das vendas.
  2. Melhores empresas em desempenho social – Empresas com o melhor desempenho no conjunto de ações sociais direcionadas a empregados, à sociedade em geral, apoio às minorias na oferta de empregos, Investimentos compulsórios com impacto social (tributos e encargos sociais), geração de empregos e certificações relacionadas à qualidade, gestão do meio ambiente e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
  3. Maiores empresas – Empresas que se destaquem como maiores considerando-se conjuntamente: vendas líquidas, patrimônio líquido, ativo total ajustado, resultado final líquido, impostos gerados, e quantidade de empregados.
  4. Contabilistas homenageados – Prêmio direcionado aos profissionais da contabilidade, pela qualidade e transparência das demonstrações contábeis.
  5. Destaque Sebrae – Prêmio que agracia as pequenas e médias empresas que se destacaram durante o ano.
  6. Categoria especial Delmiro Gouveia 15 anos

A premiação – criado em 2001, o prêmio Delmiro Gouveia reconhece as melhores empresas do Estado avaliadas por critérios técnicos aplicados nos demonstrativos financeiros. Trata-se de um certificado de qualidade na gestão no mercado regional e nacional.

A iniciativa é resultado da parceria entre O POVO – então sob a presidência de Demócrito Dummar -, com a Bolsa de Valores Regional do Ceará (BVRg), que, na época tinha como presidente, o economista Raimundo Padilha e desde então é o coordenador da premiação.

A partir de critérios técnicos desenvolvidos por auditores do mercado, o rigor na avaliação é o grande diferencial do prêmio que se firma no princípio da análise das performances administrativa e financeira das empresas.

Mais lançamentos – Além do Prêmio Delmiro Gouveia, serão realizados os lançamentos de duas outras novidades: a 4ª temporada de Os Cearenses, que ganha cinco novosdocudramas de 45 minutos, cada: Bezerra de Menezes, Demócrito Rocha, Irmãos Aniceto, Maracatu e Juvenal Galeno.  O material é veiculado tanto na TV O POVO como na TVC. A ideia é contar a história do Ceará a partir de personalidades e acontecimentos que marcaram as referências do Estado.  A maratona de programas na TV O POVO já teve início , na última segunda-feira, 23 de novembro, e prossegue até 19 de dezembro, período em que serão exibidos os 30 documentários produzidos e marca as comemorações pelos 30 anos da FDR. Na TVC a veiculação será às quartas e sextas-feiras, às 14 horas, de 25 de novembro a 4 de março.  Os boxes com os DVDs da série foram distribuídos gratuitamente para escolas e bibliotecas públicas. A nova leva de episódios, que está sendo chamada de “edição de ouro” traz uma novidade: antes de cada segmento, uma personalidade irá introduzir o tema da vez. Entre os apresentadores, estão o secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, a escritora Ana Miranda, o compositor Fausto Nilo, o político Inácio Arruda, entre outros.
Outro lançamento desta quarta-feira, 25 de novembro, será o especial Grandes Empresas Cearenses, que na temporada 2015 inclui Avine, Lomacon, Vitória, Educadora 7 de Setembro e Fornecedora. A exibição dos documentários, de 30 minutos (cada), ocorrerá nos dias 30 de novembro, 1, 2, 3 e 4 de dezembro, das 18h50min às 19h20min, na TV O POVO. As reprises estão agendadas para 7 a 11 de dezembro, das 16h30min às 17 horas.

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*