O crescimento da indústria de roupa de PLUS SIZE

Cada vez mais marcas líderes na indústria da moda procuram se focar numa amplificação para tornar as marcas de roupa numa indústria mais inclusiva, ao incorporar uma maior variedade de modelos. Como tal, as marcas de moda têm apresentado uma maior diversidade de estruturas físicas dos modelos escolhidos para representar os vestuários da marca nos seus anúncios e catálogos de roupa. Mas a reconstrução da indústria de moda não fica por aqui, pois marcas de roupa finalmente mostram interesse em modelos com deficiências ou com condições de saúde limitadas e outras características que podem ser motivo de segregação por parte da comunidade, com o objetivo de promover autoconfiança e inovação no conceito de beleza. Assim, cada vez mais se pode encontrar modelos com que o público se identifique, eliminando a imagem de modelo perfeito e único que por muitos pode mesmo ser considerado pouco saudável e de falsas expectativas.

Com o descontamento da população em relação aos anúncios relacionados com moda e beleza, a indústria da moda foi forçada a reconsiderar as suas técnicas de marketing. Em tempos, passerelles, revistas e televisão se inundavam com modelos extremamente magras, e normalmente com certas características físicas como olhos e cabelo de cor clara, que eram os mais populares entre as maiores modelos internacionais. A indústria começou a receber críticas em relação à promoção de imagens menos saudáveis que definiam o conceito de “imagem perfeita”, algo que como esperado, influencia negativamente os mais novos.

Assim, começaram a ser transmitidos os anúncios que incorporam modelos das mais variadas estruturas físicas, como o da Dove, que em 2004 lançou a campanha “Verdadeira Beleza” que representava modelos das mais diversas origens étnicas e estruturas físicas que vestiam apenas roupa interior mas que demonstravam um grande nível de confiança na sua própria pele independentemente das suas características físicas.. Desde então, outras marcas promovem uma imagem de beleza fora do padrão, mais saudável e realista, alcançando um maior público e demonstrando que beleza e confiança pode ser alcançada mesmo se tivermos características que podemos achar “defeitos”.

Agora é possível visitar qualquer loja tradicional de centro comercial ou até mesmo as suas lojas favoritas online e encontrar uma maior variedade de roupas disponíveis com uma maior selecção de números de vestuário, em especial expansão para as roupas Plus Size. Anteriormente, seria comum encontrar uma peça de roupa a seu gosto que não teria o seu tamanho, mas teria em grandes quantidades os números intermédios comuns. Apesar desses tamanhos serem os mais comuns e procurados entre a população, isto deixaria uma porção dos clientes sem conseguirem encontrar as suas roupas de escolha no tamanho correto, fazendo esta percentagem de clientes a se sentirem excluidos das últimas tendências da moda.
Mas hoje em dia isso já não é o caso, e a preponderância que modelos plus size vêm ganhando nos mídia, como Tess Holliday ou Fluvia Lacerda, mostra que muitas barreiras estão sendo quebradas, e acompanham o crescimento da indústria plus size em termos monetários.

About Philippe Felix

Formado em Administração com especialização em Marketing, é Fundador e Diretor Geral das revistas eletrônicas NordesteVIP e VamoViajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*