Maxi Moda 2014, reúne grandes nomes da Moda

unnamed (10)

O Maxi Moda 2014 – Sétimo Seminário de Business de moda do Nordeste aconteceu no dia 22 de agosto, no Shopping Iguatemi. Abordando o tema “Como conquistar o novo consumidor de moda!”, o evento trouxe a Fortaleza uma equipe de palestrantes formada por gestores e executivos de sucesso no mundo da moda, que compartilharam suas experiências, ações e estratégias de forma simples e empolgante para o publico que lotava o evento. Muito complicado definir em poucas palavras palestras tão ricas em conteúdo, mas vamos tentar. “O cliente evoluiu e a empresa precisa evoluiu junto com ele”.

unnamed (11)

( Na Foto: Camila Weirich)

A primeira palestrante do dia foi a diretora de criação da Dafiti, Camila Weirich que dividiu com o publico a importância de um e-commercio, do site de compra e aplicativos para móbile, pois o consumidor do mercado digital também compra bastante pelo celular.Ela explicou que no mercado brasileiro de moda é crescente o consumo digital,chegando a atingir o 8 lugar no mundo. E cada meio digital tem uma forma de apresentação tendo observado que muitas vezes não é a melhor opção colocar preço e sim um conteúdo de moda relevante com mais informação e imagens que despertem sonhos e desejos, fazendo o cliente se sentir parte do mundo da marca, deixando o preço para o site de compra.

Sobre o papel da direção criativa da Dafite, Camila falou sobre a evolução e o posicionamento da marca durante os seus três anos de existência. Tendo como um dos lemas do rebranding da marca, uma moda mais democrática que ofereça mais MODA E MENOS COMPLICAÇÂO. Para acontecer a mudança com sucesso foi investido no endomarketing para que toda os funcionários conhecesse  os objetivos da empresa,visão,valores,público-alvo e as novidades da moda. Foram formuladas estratégias para apresentar Tudo de maneira criativa e empolgante aos funcionários, ressaltando o importante conceito de “Construir a Marca de dentro para forma”. Para isso o brandbook (um livro que apresenta a empresa e todas suas aspirações) é interessante para todos os funcionários, assim como as reuniões mensais e ações criativas de dentro da própria empresa para o fortalecimento interno.

unnamed (5)

 “Eu tenho uma missão na vida que é levar o Brasil para o mundo”       

A segunda palestrante da manhã foi a elegante Mônica Mendes, falando sobre Branding- Relações Públicas, em um clima mais informal com uma conversar super descontraída com Márcia Travessoni e Jackson Araújo, que arrasam nas definições das perguntas e nos resumos dos pontos principais após cada palestra, aguardando todos os participantes do evento.

Mônica Mendes falou sobre sua carreira de modelo internacional, e suas diversas experiências no mercado de relações públicas, a “porta-voz do luxo brasileiro” descreveu a trajetória para a ascensão do império da Daslu no mercado internacional. Ressaltando que para ser um relações publicas e necessário ter ambição e metas, não ter vergonha, pois é no boca-a-boca que se consegui as coisas, e trabalhar para alcança seus objetivos. Essas atitudes contribuíram também para o começo da Daslu e do reconhecimento da marca pela mídia nos desfiles internacionais.

Mônica explicou que a diferença entre um PR (Public Relations) e um Assessor de Imprensa é que o primeiro é responsável por gerar uma relação entre marca\pessoa com outras pessoas públicas (Jornalistas, formadores de opiniões…). Já o Assessor de imprensa é responsável por gerar uma relação da marca\pessoa com a imprensa para solidificar o posicionamento da marca no mercado.

Ela considerou três fatores fundamentais para construção de uma marca: Talento (determinação e um bom olho para construir uma equipe forte), historiapara contar e autenticidade. Para a solidificação da marca, é necessário: Fazer uma seleção cuidadosa de clientes, estar imerso no universo da marca, fazer a matriz swot da empresa (Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e fazer um planejamento anual com divulgação e ações única.

unnamed (7)

( Na Foto: Mônica Mendes e Márcia Travessoni)

Mônica concluiu falando que a história e o posicionamento de imagem da marca devem ser respeitados. Citando o exemplo da marca Isolda que levou o lado tropical do Brasil sem ser apelativa ou óbvia. Destacando a importância de ter algo novo, chamar atenção, ter genuinidade.  Afirmando “Eu tenho uma missão na vida de levar o Brasil para fora”, afirmando que seu principal objetivo de trabalho é fazer com que o Brasil seja referencia em todos os aspectos na moda no mundo inteiro sem jamais se sentir na zona de conforto, pois isso é um perigo.

Logo após esta palestra um debate foi conduzido para enriquecer mais as trocas de experiências, com perguntas do público e a participação da diretora de criação da Dafite, Camila Meirich, da relações públicas Mônica Mendes, Márcia Travessoni e Jackson Araújo. Concluindo assim os eventos da manhã.

unnamed (6)

Dando continuidade ao Maxi Moda 2014 no horário da tarde, Willian da clinique, forneceu ao publico dicas de maquiagem necessárias para uma pele perfeita. Explicando também a diferença entre o BB Cream e o CC Cream para a hidratação da pele.

 “Boa ideia é ideia viável”

1974392_651585344957821_7607142968681621265_o

A primeira palestra da a tarde foi Visual Merchandising – VIRME, por Camila Salek. Na sua brilhante apresentação Camila destacou a importância do visual merchandising que vai além da vitrine, fazendo parte de toda a ambientação da loja como um vendedor silencioso que passar sempre a melhor imagem e inicia o processo de venda. Ressaltou também que as vitrines devem ser mudadas em um período Maximo de um mês para não cansar o cliente, sempre com criatividade e conceito da marca.

Camila exemplificou que varias lojas no Japão não possuir vitrines, pois toda loja funciona com uma. No Brasil algumas marcas como a Farm aderiram a essa tendência do mercado. Demonstrando vários trabalhos criativos para a ambientação das lojas de forma moderna e original. Mantendo os produtos interligados próximos, com informações que facilitem a compra dos clientes.

Ela mostrou o planejamento em 3d de um do seu novo trabalho para as lojas Centauro. A mudança começou com os produtos relacionados próximos, um exemplo para quem gosta de futebol nada melhor do que encontra no mesmo espaço peças de roupas,meias…Além do detalhe relevante de todos os manequim ganharem movimento e definição muscular,ficar bem mais fácil encontra produtos futebol  se o manequim estiver amarrando a chuteira ou em posição de gol. Além das informações estarem disposta ao lado dos produtos, quando necessário.

Essa foi uma das palestras mais brilhantes do dia, repleta de imagens e ideias inovadoras para todo o publico presente. Mostrando que a criatividade e planejamento devem está presente em todas as etapas do processo de venda da loja.

 “O consumidor é quem fez o mercado se adaptar a ele.”

unnamed (8)

( Na Foto: Sylvio Korytowski e Márcia Travessoni)

A segunda palestra da tarde teve como tema, O Corpo em Evidência: Porquê exaltar a feminilidade é um negocio em expansão, por Silvio Korytowki\gestão de expansão da Hope. Ele fez um paralelo historio sobre a mudança no comportamento do consumidor, que começou a atingir seu estado atual após a década de 80. Mas a mudança do mercado se deu principalmente pelas mudanças no comportamento dos clientes, que se tornaram mais exigentes .

Silvio destacou a importância de ouvir a opinião do cliente e tentar responder suas duvidas o mais rápido possível para evitar futuros transtornos. Também demonstrou como aconteceu a mudança na Hope que passou a fabricar lingeries mais estilosas e coloridas para as mulheres, investindo também em campanhas publicitárias com atrizes famosas como Juliana Paes e a top internacional Gisele Bundchen, ressaltando a sensualidade e elegância da mulher brasileira. O resultado foi tão positivo que resultou na parceria com a Top Model internacional Gisele Bundchen, com lingeries de luxo.

“Crescer é fácil, manter é o maior desafio.”

A ultima palestra do evento teve como tema: Gestão de Relacionamento com os Clientes de Moda- FARM, por Denise Mattos que é gerente comercial da grife carioca FARM. Denise ressaltou vários pontos destacados nas palestras anteriores para o crescimento da marca como o comercio digital, o endomarketing, a opinião do cliente , produtos relacionados…

O ambiente de trabalho da Farm já é um investimento no endomarketing, um lugar aconchegante em contato com a natureza e funcionários motivados apaixonados pela marca. Denise destacou também que toda a equipe tem um papel fundamental para o sucesso da marca.

Para o desenvolvimento do comercio Digital foi investindo na motivação das vendedoras de cada loja,através de um gincana entre as lojas,onde as cinco vendedoras receberam uma premiação.Resultando num aumento no numero de vendas  virtual.

A FARM é uma fabrica de sonhos com clima carioca onde a criatividade, motivação e opinião dos clientes são valorizadas, esse é um dos motivos de tanto sucesso crescente.

O segundo debate do dia aconteceu com os palestrantes da tarde que responderam as dúvidas dos participantes que forneceram as pergunta. Parabéns a Márcia Travessoni e Jackson Araújo que conduziram de forma brilhante os debates e resumos de cada palestra.

10632659_649756205140735_4521559290175949350_n

 ( Na Foto: Tani Albuquerque, Jackson Araujo e Márcia Travessoni)

O Maxi Moda 2014 foi um grande sucesso de publico e conteúdo. Onde os participantes receberam vários brindes lindos dos patrocinadores e apoiadores e um exemplar do Anuário da Moda do Ceará 2013\2014.  Nos coffee break  tivemos oportunidades de encontraram amigos de faculdade ou profissão, interagir e aumentar o networking com os diversos perfis de profissionais presentes.

Parabéns novamente a Márcia Travessoni, por esse evento organizado de forma brilhante, que merece inúmeros elogios.

unnamed

Agradecimentos Vips:

Em especial a querida Márcia Travessoni, pelo maravilhoso evento;

A Toda equipe do Maxi Moda 2014;

A AD2M – (Assessoria de Imprensa), na pessoa do querido amigo Mauro Costa e Carolina Lopes;

A nossa Produtora e Colunista de Moda Sandra Paz, pela excelente Cobertura;

Ao Shopping Iguatemi !

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*