Matthias Loibner e a Surpreedente Sonoridade da Viela de Roda

10628570_806710582694723_2266063321655726766_n

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, no dia 2 de setembro, às 20 horas, o recital do músico austríaco Matthias Loibner, que fará uma apresentação solo de viela de roda, dentro da série Solo Música. Considerado por alguns críticos como o “Jimi Hendrix do instrumento”, Loibner também realizará uma palestra gratuita no Curso de Licenciatura e Música da Universidade Federal do Ceará.

Conhecido na Europa por diversos nomes – vielle à roue na França, hurdy-gurdy na Alemanha e Inglaterra e zanfona na Espanha –, a apresentação solo deste instrumento é rara de se ver no Brasil. A viela de roda é um instrumento medieval, no qual o arco é substituído por uma roda, que fricciona as cordas sob a ação de uma manivela. As cordas não são tocadas diretamente pelos dedos, mas por meio de um teclado. Apesar de ser um instrumento de música medieval, no Brasil ele tem sido utilizado há alguns anos por grupos de música antiga como instrumento acompanhante.

A apresentação de Matthias Loibner estabelece uma relação entre o medieval e o contemporâneo, pois o instrumento é tocado eletrificado. “É uma oportunidade rara termos o Matthias Loibner no Brasil. Ele é músico extraordinário, um virtuose no instrumento, além de um excelente compositor”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador da série Solo Música. Há dois anos, Colaço produziu outro recital de viela de roda, com o instrumentista espanhol Gérman Dias.

Sobre Matthias Loibner: Ele não se define como músico. “Sou um observador do humor humano e seus sentimentos. Já que não confio nas palavras e não posso pintar, uso minha música para passar adiante minhas observações.”, diz. Loibner iniciou seus estudos no instrumento como autodidata. Posteriormente, teve aulas com Barbara Grimm, Valentin Clastrier e Riccardo Delfino. Ganhou o primeiro prêmio no Concours des vielles et cornemuses, em St. Chartier, França, em 1994. Loibner ensina viela de roda e improvisação desde 1994.

É coautor, com Ricardo Delfino, de método de viela de roda. Ele já tocou ao vivo e gravou com artistas como Deishovida, Sandy Lopicic Orkestar, Natasa Mirkovic – De Ro, Tunji Beier, Linsey Pollak, Dididumdum. Na música barroca, trabalhou com Christophe Coin & Ensemble Baroque de Limoges, Le Concert Spirituel, Les Eclairs de Musique e Les Musiciens de Saint Julien. Produziu gravação de estreia das obras de Joseph Haydn para realejo (lira organizzata), estudou a música de xilofone da África Austral e Oriental e transpôs para viela de roda a obra Winterreise, de Schubert.

A palestra gratuita que Loibner fará um dia antes da apresentação na CAIXA Cultural Fortaleza, ocorre no dia 1º, às 14 horas, na Universidade Federal do Ceará, Instituto Cultura e Arte – Curso de Licenciatura em Música.

Serviço:
Solo Música “Matthias Loibner”
Local: 
CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 02 de setembro de 2014.
Horário: 20h 
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Vendas no dia do espetáculo, a partis das 10h 
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Palestra com Matthias Loibner

Local: Universidade Federal do Ceará, Instituto Cultura e Arte – Curso de Licenciatura em Música
Endereço: Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/nº, no campus do PICI-Fortaleza
Data: 1º de setembro
Horário: 14 h
Entrada Gratuita

Informações: (85) 3453-2770

Assessoria de Imprensa Solo Música – Capuchino Press

Renata Benevides – (85) 8130.3264

Karla Rodrigues – (85) 8130.3177

Evelane Barros – (85) 8130.2947

Atendimento à imprensa:

Kelvia Alves – (85) 9943-4767
[email protected]

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
(85) 3266-2551
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*