Luís Melo encerra temporada de ‘Ausência’ na CAIXA Cultural Fortaleza

MELO

Em uma metrópole futurista e imersa no caos da falta d’água e de energia elétrica –  um colapso que afeta a todos os seres humanos – um  homem vive sozinho no alto de uma torre. Esse é o ponto de partida da peça Ausência, que encerra curta temporada na CAIXA Cultural Fortaleza, dias 28 e 29 de novembro.
O espetáculo é um solo de teatro gestual da companhia franco-brasileira Dos  à  Deux e tem como intérprete dessa narrativa o ator Luis Melo, sob a direção de André Curti e Artur Luanda Ribeiro. Primeira montagem solo do grupo – e primeiro espetáculo não protagonizado pelos diretores Artur  e  André  –,  a  peça  faz  parte  de  uma  linha  de  pesquisa característica dos 15 anos de carreira da companhia, o teatro gestual, em que a palavra dá lugar ao poder dos gestos e da interpretação corporal.
“O cenário caracteriza um ambiente em ruínas, recortado por um emaranhado de canos e registros que se cruzam indefinidamente em todas as direções, simbolizando o desespero pela busca da água. Sob a constante invasão de ratos que tomaram as  ruas e a irreparável necessidade de uma máscara de oxigênio até mesmo para abrir a janela, o homem sobrevive à base da assustadora ação de apenas uma gota d’água por dia, enfrentando constantemente a solidão, a escassez e o enclausuramento, em  uma linha tênue entre a sanidade e a loucura”, explica Ribeiro.
O dilema: Nesse cenário caótico, a única companhia do homem solitário é seu peixe vermelho, imerso na água de um aquário redondo. Recluso em seu mundo particular e incapaz de enfrentar o horror tóxico e irrespirável das  ruas, o protagonista se vê diante de um  grande dilema ético e existencial: matar ou não seu único objeto de afeto para beber da água do aquário.
Transitando entre a crueldade, a ternura e a insanidade, o homem reveza-se na caça e tortura de ratos que invadem seu espaço, na dedicação de amor e cuidado para com seu companheiro e em momentos de delírio e alucinação em que enxerga uma figura feminina a partir das formas e objetos a seu redor.

“Nessa peça, é como se o público estivesse vendo da janela a trajetória do personagem. Falta de água, luz e energia são temas de um futuro muito presente, na verdade. Sem contar a questão humana, a solidão, o medo do desconhecido, fatores  que conversam diretamente com os dias atuais”, frisa Melo.

A carga dramática das situações é fortemente acentuada pela trilha sonora original do lisboeta Fernando  Mota,  pelo  acabamento  da  luz  assinada  por  Ph  e  Artur  Ribeiro  (característica  das montagens do grupo) e pelo cenário caótico de Fernando Mello da Costa.
Sinopse: O mundo vive um dos maiores caos da história da terra. A população está praticamente impedida de sair nas ruas, e se isso acontecer por alguma necessidade extrema é obrigada a utilizar máscaras de oxigênio. Neste dia, 4 de abril de 2036, o personagem vestido com sua máscara abre sua janela e observa. Algo de estranho e inusitado ocorre. O céu não é mais o mesmo, uma estranha luz vinda do sol desenha a caótica e absurda cidade. Sem que ninguém fosse informado, este talvez seja o último dia desta era. Os ratos estão invadindo as ruas e os prédios. A energia elétrica está sendo racionada, mas a maior dificuldade é a falta de água. A escassez, ou mesmo a falta total, levam a população à loucura. O contato deste homem com o mundo exterior se torna impossível. Sozinho e  prisioneiro no alto de sua torre,  acaba por criar seu próprio mundo imaginário. Ele faz nascer um universo surrealista e absurdo. Sua única companhia é um peixe vermelho, por quem desenvolveu um singular amor. E esse grande amor tem apenas um pouco de água em seu aquário, o necessário para sobreviver e poder nadar por algum tempo. Ausência é um conto gestual que nos revela uma grande poesia sobre a solidão.
SERVIÇO
Ausência
Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 28 e 29 de novembro de 2015
Horário: Sábado – 18h e 20h | Domingo – 17h e 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Vendas a partir de quarta-feira, 20/11, às 10 horas
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Informações: (85) 3453-2770

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*