Cinépolis e RioMar promovem sessão de cinema para crianças autistas

cinepolisss

No próximo sábado, dia 16, crianças e familiares da Associação Fortaleza Azul (FAZ) e da Associação Fortaleza Down participarão de uma sessão de cinema exclusiva e gratuita. A sessão promovida pelo Cinépolis e pelo RioMar Fortaleza exibirá o filme “O Bom Dinossauro”, às 10h30, na sala Macro X, do Cinépolis Riomar Fortaleza. A ação foi inspirada em um projeto de sessão de cinema para autistas já realizada no Rio de Janeiro. Os ingressos são gratuitos e destinados aos associados das duas instituições, com disponibilidade de lotação da sala de 460 lugares. Só participará da sessão que portar o ingresso distribuído pela Associação Fortaleza Azul.

“É um prazer para o RioMar promover ações como essas, sempre procuramos utilizar nosso cinema através de uma parceria com o  Cinepólis para promover a inclusão. Já tivemos uma sessão para portadores de deficiência visual e desse vez estamos recebendo esse outro público, do qual muitas das crianças virão pela primeira vez ao cinema”, afirma Michele Ribeiro, gerente de marketing do RioMar Fortaleza.

“A sessão é totalmente adaptada para eles, pois alguns sentem forte sensibilidade aos sons e locais escuros, além de não conseguirem esperar por vários trailers antes do filme começar”, explica Fernanda Cavalieri, presidente da FAZ. Diferente de uma sessão de cinema convencional, a sessão adaptada possui luz ambiente, som moderado e sem apresentação de trailers.

A iniciativa visa promover a inclusão de crianças autistas e com Síndrome de Down, pois levar uma criança especial ao cinema convencional não é uma tarefa fácil. “Existem mães que têm receio de levar seus filhos para verem um filme no cinema. Nem sempre a sociedade entende que esta criança possui dificuldade de concentração. Para algumas famílias, essa vai ser a primeira vez que essa criança irá ao cinema”, comenta Cavalieri.

No Brasil, segundo estudos voltados para a área, o autismo muitas vezes é diagnosticado tardiamente, o que prejudica o tratamento e dificulta a socialização da criança. São cerca de 2 milhões de casos atualmente no País. Por esse e outros motivos pequenas atitudes como esta são tão importantes para que autistas evoluam e encontrem seu espaço na sociedade, que só precisa lhes dar amor e respeito.

Serviço:
Sessão gratuita de Cinema para familiares e crianças com TEA e Síndrome de Down

Data: 16 de janeiro de 2016
Horário: 10h30
Local: Cinépolis RioMar Piso L3 – Sala Macro X (Rua. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
IMPORTANTE! Para as famílias associadas à FAZ e à Fortaleza Down, retirar convites com respectiva equipe administrativa.
Demais famílias especiais, informações pelo e-mail: [email protected]

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*