Segunda etapa do Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão” acontece em Sobral, de 16 a 18 de abril

LONG

O Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE” chega ao interior do Estado. De 16 a 18 de abril acontece, no município de Sobral, a segunda etapa da atividade. A programação faz parte das atividades da nona edição do Festival Ponto.CE que, em 2015, está sendo realizada durante todo o ano. Com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro, desde o mês de dezembro de 2014 acontecem diversas atividades como shows, espetáculos de dança e exibição de vídeos das edições anteriores e cursos. Após Sobral, o projeto acontecerá em Quixeramobim e Pacajus. Específico para formação, o “Longitudes” contempla as três linguagens presentes no universo do festival: música, dança e audiovisual. Na “Princesa do Norte”, as oficinas serão realizadas na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) Sobral.

O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre essas quatro cidades cearenses. A primeira a receber o programa foi Fortaleza. A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor.

O agente da cultura contemporânea está em processo contínuo de transformação, seja pelas diversas ações que desempenha – quando ao mesmo tempo é músico, produtor, roteirista, técnico de som, comunicador, dançarino, videomaker etc -, seja pela própria necessidade de sobrevivência dentro do mercado criativo. Dentro dessa necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.

Roteiro para documentário; Planejamento técnico em eventos para produtores; Vídeodança; e Produção cultural estão entre os temas que serão abordados nessa segunda etapa do programa de formação e expansão do Festival Ponto.CE. Os cursos serão ministrados por Vítor Grilo, Bebeco Baltaduonis, Alexandre Veras e Rafael Bandeira. Serão duas oficinas por turno.

Ementas dos cursos:  

Roteiro para documentário – A oficina tem a finalidade de introduzir os participantes ao mundo da roteirização para documentários, apresentando os principais conceitos a cerca do tema e métodos de elaboração.

Planejamento técnico em eventos para produtores: Tem por objetivo introduzir conceitos de infraestrutura e elétrica para shows e espetáculos. Abordará tipos de palcos, tipos de sonorização, iluminação e planejamento elétrico. Elaborado de uma forma dinâmica para que os participantes possam entender e esclarecer dúvidas em relação ao assunto

Vídeodança: A oficina propõe um mergulho na linguagem da vídeo-dança abordando aspectos da construção da imagem e da composição coreográfica em aulas teóricas e práticas. O programa inclui tópicos como as representações do corpo através da imagem, o corpo como lugar de inscrição de imagens; cena, presença e ponto de vista; relações entre dança e imagem em movimento. No percurso serão exibidos e comentados trabalhos de vídeodança, vídeo-arte, vídeo-performance, cinema experimental, documentários poéticos, entre outros. Os participantes serão orientados a planejar e realizar seus próprios filmes.

Produção cultural: A oficina apresentará as partes que compõem o mercado cultural e o trabalho de um produtor independente e polivalente, bem como as áreas em que o profissional pode atuar. Visando a busca da autonomia e da produção colaborativa no desenvolvimento cultural independente. Será focada predominantemente no setor da música, e mostrará os conceitos mais atuais do que é discutido no âmbito cultural, levando ao debate pontos sobre a cadeia produtiva independente do mercado da música.

PALESTRANTES

VÍTOR GRILO – Membro do coletivo de comunicadores 1Bando, coordenador adjunto da Escola de Cultura Digital da Vila das Artes e representante dos coletivos realizadores na Câmara Setorial do Audiovisual. Realiza filmes institucionais para diversos setores a mais de 4 anos.

BEBECO BALTADUONIS – Técnico em sonorização profissional com formação pelo IAV – Instituto de Áudio e Vídeo (Fundamentos de Áudio e Acústica) – São Paulo/SP e pelo CAM – Colégio de Artes Modernas. Sócio-Propietário da Balta Som & Luz, empresa com mais 8 anos de atuação no mercado. Diretor de palco de alguns dos principais festivais do país como FIFA FAN FEST, Ceará Music, Ponto.CE e Piauí POP (Teresina/PI).Trabalhou na direção técnica de vários shows internacionais em Fortaleza, como: Motorhead, Gamma Ray, Helloween, Nightwish, Groundation, Midnite, Bad Religion, etc. Alexandre Veras – Nascido no Ceará em 1969, o artista Alexandre Veras começou seu trabalho com vídeo aos 18 anos e desde então desenvolveu diversas atividades nessa área, atuando como professor, trabalhando com oficinas de vídeoarte e vídeodança e em documentários. Entre 1999 e 2012, Alexandre esteve envolvido com o Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde foi coordenador, desenvolvendo curadoria de mostras e organizando seminários e cursos. São notáveis na obra de Alexandre Veras diversas peculiaridades específicas que definem uma linha de personalidade estilística do artista.

ALEXANDRE VERAS – Nascido no Ceará em 1969, o artista Alexandre Veras começou seu trabalho com vídeo aos 18 anos e desde então desenvolveu diversas atividades nessa área, atuando como professor, trabalhando com oficinas de vídeoarte e vídeodança e em documentários. Entre 1999 e 2012, Alexandre esteve envolvido com o Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde foi coordenador, desenvolvendo curadoria de mostras e organizando seminários e cursos. São notáveis na obra de Alexandre Veras diversas peculiaridades específicas que definem uma linha de personalidade estilística do artista.

RAFAEL BANDEIRA – Proprietário do Hey Ho Rock Bar – casa de shows que teve mais de 7 anos de existência em Fortaleza. Um dos realizadores do Ponto.CE, um dos maiores festivais independentes do Ceará. Vice-presidente da CASAS ASSOCIADAS – Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes, durante a primeira gestão da entidade. Diretor Administrativo da Balta Som & Luz, empresa com mais de 7 anos de atuação do mercado. Presidente da Associação dos Produtores Independentes do Ceará – APROINCE. Palestrante em alguns dos principais festivais do país como Goiânia Noise (GO), Feira da Música(CE), Abril Pro Rock(PE), Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe(MG),Vaca Amarela (GO), Calango(MT) e Big Bands Festival (BA) e Feira do Empreendedor (CE).

SERVIÇO

Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”

Dias 16, 17 e 18 de abril de 2015
Local: Ecoa Sobral

Rua Dr. Carlito Pompeu, 160, Centro

Horário oficinas: 14 às 17 horas ou 19 às 22 horas

Informações: (85) 3021.7186

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*