Fortaleza recebe a partir deste sábado o Museu do Videogame Itinerante

unnamed

Depois de percorrer cidades do Brasil, como Recife, Campo Grande, Londrina, Salvador, Pelotas e Aracaju, o Museu do VideoGame Itinerante chega a Fortaleza. Ao todo cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o país já visitaram a exposição em 2015. O Museu fica no RioMar de 5 a 20 de setembro e conta também com torneios relâmpagos, sorteio “Uma Noite no Museu”, concursos de Cosplay e Just Dance e visita de escolas.

Que tal uma exposição na qual os visitantes podem conhecer e relembrar mais de 40 anos da evolução do mundo dos videogames? O Museu do Videogame Itinerante proporciona ao fortalezense essa oportunidade. A exposição é gratuita e estará pela primeira vez no Ceará, no período de 5 a 20 de setembro, no RioMar, com funcionamento de 10h às 21h, na Praça de Eventos 01, no Piso L1, próximo à Loja Le Biscuit. Realizado pelo Riomar, em parceria com a Ibyte, ZSoluções, Clube Turismo e Corpvs Segurança, o museu reúne cerca de 250 consoles, com games que revivem os últimos 43 anos da história dos videogames. Na visita, o público conta com a orientação de instrutores profissionais e todos os aparelhos possuem identificação de ano e informações básicas para um melhor entendimento do visitante. Entre as atrações também haverá torneios relâmpagos de jogos clássicos e concursos de Cosplay e Just Dance, entre outras.

Evolução dos Games

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. O espaço conta ainda com modelos da nova geração de consoles: PlayStation, displays da Nintendo, com o Wii U, e da Microsoft, com o Xbox One.

História e Relíquias 

O Museu do Videogame Itinerante começou em 2011, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a partir de uma coleção de videogames de Cleidson Lima, mantida desde 2004. Em 2015, o museu ganhou novo formato e passou a ser itinerante, passando a ser o primeiro do gênero no país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museu (Ibram). Em 2014 recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do Brasil. De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Uma Noite no Museu do VideoGame

Para os apaixonados por jogos, o shopping está promovendo no instagram @riomarfor uma promoção especial “Uma Noite no Museu”. Uma madrugada inteira de games em que o ganhador mais nove amigos poderão participar. Os ganhadores jogarão de meia-noite às 5h da manhã, no dia 06/09 (do sábado para o domingo), com direito a transfer, lanche, diversão e muito mais. O sorteio será feito pelo Random.org e terá apenas um ganhador. O resultado será divulgado no dia 03 de setembro, ao meio dia.

 MUSEU-DO-VIDEOGAME-EM-RECIFE-82

Visita de Escolas

O Museu é aberto das 10h às 12h da manhã para agendar visitas de escolas, de segunda a quinta-feira. Os alunos poderão fazer uma visita guiada acompanhados dos instrutores da exposição. Para agendar as visitas gratuitamente, ligar para: 3066.2000.

Concurso Just Dance – Inscrições na Ibyte RioMar

Para aqueles que curtem dançar e suar a camisa, uma outra atração no evento é o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os 10 mais bem pontuados poderão ir para grande final do concurso e os três primeiros lugares ganharão prêmios que serão entregues pela Ibyte. A final será no dia 19 de setembro, às 19h. Os torneios do Just Dance ocorrerão durante todos os dias, das 10h às 21h, e o jogador pode pontuar quantas vezes quiser para concorrer a participação da grande final. Toda uma estrutura digital fará o histórico de pontuação do participante.

Qualquer pessoa pode participar e a inscrição vai de 05 a 18 de setembro. Basta ir à loja da Ibyte RioMar, no piso L1, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 21h, levando documento de identificação e caso seja menor de idade, portando autorização escrita do responsável. Mais informações sobre inscrição: 4020.5000. A inscrição é gratuita.

Concurso Cosplay – Inscrições na Ibyte RioMar

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames. O concurso ocorrerá no dia 20 de setembro, na categoria desfile, em que os três melhores cosplays levarão prêmios da Ibyte. Eles serão escolhidos por um júri formado por cinco integrantes.
Interessados em participar podem fazer a inscrição de 05 a 19 de setembro na Ibyte RioMar, no piso L1, de segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 21h. É necessário levar documento de identificação e cinco fotos do personagem original. Caso seja menor de idade, é preciso a autorização escrita do responsável. A inscrição é gratuita e limitada para apenas 50 inscritos. Mais informações sobre inscrição: 4020.5000.

Serviço:

Data: 05 a 20 de setembro

Horário: 10h às 21h, de segunda a domingo

Local: Praça de Eventos 01, piso L1. RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500. Papicu)

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*