O Lugar escuro retrata a difícil convivência com o Alzheimer

Foto: Leo Aversa

O tema delicado é abordado na adaptação teatral do livro homônimo de Heloísa Seixas e estará em cartaz na CAIXA Cultural Fortaleza 

 A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, a peça O Lugar Escuro, encenação do livro homônimo e autobiográfico de Heloisa Seixas, com direção de André Paes Leme. A montagem, uma adaptação de 2013, conta a história de três mulheres de uma mesma família, vividas pelas atrizes Camilla Amado, Clarice Niskier e Isabella Dionísio, que dialogam sobre as consequências da descoberta da doença de Alzheimer em uma delas.

image004O livro de Seixas, lançado em 2007, é uma espécie de catarse pessoal, com diálogos de uma honestidade desconcertante, inspirados na situação real enfrentada pela escritora e sua mãe, diagnosticada com a doença. Em pouco mais de uma hora de encenação, os personagens de Camilla, Clarice e Isabella se embrenham em fatos e emoções que escancaram a difícil realidade de quem tem que conviver com um familiar portador de doença degenerativa. Elas buscam, por meio da memória, contar a história a partir de seus próprios pontos de vista.

Com a montagem teatral, a autora conta que conseguiu certo distanciamento emocional em relação ao texto. “Eu tendo a abstrair. Não sou mais eu ali, nem minha mãe, nem minha filha. Teatro é uma criação coletiva, em que cada um bota um pedacinho e, com isso, o resultado acaba virando outra coisa”, diz Seixas.

unnamed (6)

Camilla Amado, indicada aos prêmios Shell, Cesgranrio e APTR na categoria de Melhor Atriz por sua atuação no espetáculo, dá vida à idosa tomada pelo Alzheimer e usa a filosofia para resumir sua participação nessa peça. “Nietzsche define a tragédia como um susto que só o sublime, a beleza, domesticam. E a comédia, ele define como um alívio do nojo do absurdo do ser. Com essa peça, espero levar alívio e beleza aos que passam por esse tipo de situação”, explica.

Após a apresentação do dia 1º, sábado, Heloísa Seixas dará uma palestra gratuita sobre o tema abordado.

Serviço:

Teatro “O lugar escuro”

Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 31 de outubro a 02 de novembro de 2014

Horários: sexta e sábado às 20h e domingo às 17h e 19h30
Duração do espetáculo: 55 min

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Vendas a partir do dia 30, das 10h às 20h

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Serviço de manobrista gratuito no local

*Palestra gratuita com Heloísa Seixas no dia 1º, sábado, após a apresentação.

 Informações: (85) 3453-2770

About Philippe Felix

Formado em Administração com especialização em Marketing, é Fundador e Diretor Geral das revistas eletrônicas NordesteVIP e VamoViajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*