Brasileira homenageia pai morto com vídeo de viagem planejada pelos dois

Paula Arnoso pediu que anônimos pelo mundo falassem o nome de seu pai.
Gravações vieram de países que eles queriam visitar antes de pai ter câncer.

Paula Arnoso com seu pai, Emanuel, que morreu de câncer  (Foto: Arquivo pessoal/Paula Arnoso)
Paula Arnoso com o pai, Emanuel, que morreu de câncer em fevereiro (Foto: Arquivo pessoal/Paula Arnoso)

No ano passado, a profissional de marketing Paula Arnoso, de 23 anos, e seu pai, Emanuel, de 63, fizeram uma lista dos 18 países para onde gostariam de viajar juntos. Então ele descobriu que tinha um câncer no intestino, já em fase terminal. A doença se espalhou para outros órgãos, levou-o à morte em menos de um mês e interrompeu os planos dos dois em fevereiro.

Para chegar a essas pessoas, Paula contou com a ajuda de amigos que viajam frequentemente ou que moram fora do país. Também escreveu a desconhecidos que encontrava em redes sociais, moradores dos países de sua lista, para pedir uma colaboração. Ao todo, 2.400 pessoas participaram do projeto.

Em uma semana, chegaram 80 vídeos. “Fiquei surpresa de ver que tanta gente ajudou, mesmo sem me conhecer. Muita gente se emocionou e me escreveu”, disse ela ao G1.

‘Sonhos na gaveta’

Trechos do vídeo em que desconhecidos homenageiam Manu, o pai de Paula Arnoso (Foto: Reprodução/Youtube/Paula Arnoso)Trechos do vídeo em que desconhecidos homenageiam Manu, o pai de Paula (Foto: Reprodução/Youtube/Paula Arnoso)

Gerente aposentado de uma empresa de telefonia, Emanuel descobriu o câncer já na fase de metástase, no dia 27 janeiro. Morreu 23 dias depois.

Apesar de se interessar por vários lugares do mundo, ele tinha muito medo de voar de avião e só havia saído do país uma vez, para ir ao Paraguai. “Ele tinha medo de se arriscar, não tinha coragem de fazer as viagens. Morei em Londres em 2012 e só a minha mãe foi me visitar, ele não conseguiu ir”, conta Paula.

A ideia de fazer o vídeo veio com a dica da amiga Larissa Zanata, que sugeriu que ela participasse de um concurso sobre vídeos inspiradores. Por causa do curto prazo do concurso, tudo foi feito em duas semanas: o material foi recebi em uma e editado em outra. Larissa também ajudou na edição e assina o trabalho com Paula.

Dos 18 lugares da lista, o projeto só não recebeu vídeos da Antártica. “Mas consegui colaborações de lugares como Madagascar, Trinidad e Tobago… Não achei que conseguiria tanto material”, diz a filha de Manu.

Segundo a jovem, além de homenagear o pai, a ideia é incentivar as pessoas a realizarem seus desejos. “Quero mostrar que os sonhos não podem ficar guardados na gaveta, que as pessoas deveriam viver seus planos, como meu pai não teve tempo de viver”, destaca.

Fonte: G1

About Philippe Felix

Formado em Administração com especialização em Marketing, é Fundador e Diretor Geral das revistas eletrônicas NordesteVIP e VamoViajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*