Fortaleza recebe filmes de animação búlgaros para crianças | Sábado (11) | Cineteatro São Luiz

​(Pequenina |  Dir. Milena Simeonova | Vitrine do Cinema Búlgaro)

Durante mais de duas semanas, os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma intensa programação completamente gratuita do evento “Bulgária – Panorama de Arte e Cultura” que acontece entre 9 e 26 de fevereiro em Fortaleza.

Além de artes plásticas, música clássica, fotografia e  literatura, o evento lança o Programa Vitrine do Cinema Búlgaro Contemporâneo, que inclui filmes de animação para crianças e adultos com exibição prevista para este sábado, dia 11 de fevereiro, às 10h30 e 13h, no Cineteatro São Luiz. De acordo com a curadora do Vitrine, Silvya Ivanova, os filmes de animação búlgaros apresentam conceitos, ideias, técnicas e estilos autorais únicos, além de soluções criativas e atrevidas.

O programa vai mostrar dois dos filmes mais bem sucedidos do diretor Zlatin Radev – Choque e Filme em Lata. O primeiro combina duas técnicas muito interessantes – stop motion e pixilation. Um homem real luta com seu adversário desenhado pelo coração de uma mulher. Eles viajam em duas e três dimensões, expandem-se e superam barreiras físicas até, finalmente, serem capazes de chegar a um acordo. Filme em Lata, por outro lado, lida com os temas mais universais de liberdade, propaganda e direitos humanos … ou melhor, direitos das latas de conserva, como mostrado através de uma habilidosa técnica de stop-motion. Um filme mais tenebroso, que força os limites do espectador, provocando pensamento e ação. É um filme universal, interessante tanto para adultos como para crianças.

O próximo bloco de filmes apresenta a animação búlgara contemporânea. O Craque do Ar (direção Svilen Dimitrov) e A Pera (direção Petko Modev) são divertidos e coloridos filmes de graduação que representam as duas universidades de Animação na Bulgária. Pequenina é a estréia da diretora Milena Simeonova em animação profissional. O filme conta-nos a história de uma pequena e bonita lagarta em sua jornada para se tornar uma borboleta – um conto de transformação e aprendizagem no lidar com o medo de crescer. Finalmente, apresentamos uma premiada animação – a adaptação cinematográfica da história  “O Rabugento faz reformas” (roteiro de Georgi Merdzhanov, com os diretores Radostina Neykova e Sofiya Ilieva). Nele conhecemos Grumpy, o Rabugento – uma bola disforme de poeira e fiapos que vive em um antigo sótão, dentro de um guarda-roupa podre. Ele odeia beleza, alegria e luz. Um irritante raio de sol segue perturbando seu sono e ele decide fazer algumas reformas para se livrar de toda a luz. No entanto, suas ações geram resultados inesperados. O filme é único pela utilização de uma técnica própria desenvolvida pelos autores – animação de recortes costurados.

Programa:

  1. Choque– dir. Zlatin Radev, 8 min., Stop motion, pixilação, animação desenhada;
  2. Filme em Lata– dir. Zlatin Radev, 18 minutos, animação stop motion;
  3. O Craque do Ar– dir. Svilen Dimitrov (filme de graduação – Academia Nacional de Teatro e Artes Cinematográficas), 8:30 min., 2D e animação tradicional;
  4. Pequenina– dir. Milena Simeonova (filme de estréia), 5:00 min., Animação 2D;
  5. A Pera– dir. Petko Modev (filme de graduação – Nova Universidade Búlgara), 8 min., Animação em 2D;
  6. O Rabugento faz reformas– dir. Radostina Neykova e Sofiya Ilieva, 8:30 min., animação de recortes costurados;

Duração total: 56 min.

– Curadoria especial Silvyia Ivanova (Festival Mundial de Filmes de Animação de Varna – Bulgária) 

Serviços

Dia 11/02 (Sábado)

10h30 e 13h – Mostra de Filmes de Animação

No Cineteatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE, 60025-130, Brazil
Telefone: 85 3231-9461

Panorama de Arte e Cultura da Bulgária

O evento, que acontece entre os dias 09 e 26 de fevereiro nos prestigiados equipamentos culturais do Estado instalados em Fortaleza, como Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, conta com artes plásticas, música clássica, fotografia, literatura e cinema búlgaros.

A abertura oficial do evento acontecerá amanhã, quinta-feira, dia 09 de fevereiro, às 18:30, no Cineteatro São Luiz com a exibição do filme “O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev. A entrada é franca, e os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria local a partir das 17h30min. Programação completa anexa.

A iniciativa faz parte da 2ª edição do Projeto Panoramas Internacionais de Cultura – PIC, idealizado pelo Instituto Cultural Zenon Barreto em parceria com a produtora Arte Pensamento, e tem como objetivo promover um rico intercâmbio cultural entre Brasil e Bulgária. A 1ª edição do PIC  aconteceu em  2016 em Sófia, capital da Bulgária, e revelou um pouco da cultura do Estado do Ceará, especialmente do cinema.

Programação Completa:

Abertura Oficial: Exibiçao do filme “ O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev
Local: Cineteatro São Luiz
Data: dia 09 de fevereiro de 2017, quinta-feira
Horário: às 18:30h
Entrada Franca. Ingressos na bilheteria local a partir das 17:30

Exposições de fotografia e artes plásticas
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Multigaleria
de 10 a 26 de fevereiro 2017
VERNISSAGE no dia 10/02/17 às 19h

“Café com Orlin Atanassov” (30 obras). Técnica: colagem e impressão gráfica. ORLIN ATANASSOV é um multi-artista búlgaro com experiência em pintura, escultura, graphic design, interior design, editoria de arte, cenografia de ópera e art-show infantil para TVs búlgaras.

“A Arte Gráfica Búlgara dos séculos XIX e XX”
 (40 reproduções de gravuras históricas). Curadoria: Plamena Racheva – Crítica de Arte e Diretora Geral da Galeria Municipal de Varna – Bulgária. 

“Olhares contemporâneos sobre a Bulgária”
 (36 fotos inéditas da Bulgária/ anos 2015 e 2016). Dois fotógrafos brasileiros, TADEU BIANCONI e GABRIEL LORDÊLLO, e um fotógrafo francês, PIERRE-ETIENNE JAY 

“Símbolos da Tradição Búlgara, Ontem e Hoje” (tapeçarias em miniatura, representando uma seleção de 12 símbolos, seus significados e crenças). Curadoria: Albena Bezovska.

Projeções Multimídia:
“Varna Videoart 2004-6” – exibição de “Video-Arte” de artistas plásticos da região de Varna, na costa búlgara do Mar Negro.
“História e Natureza da Bulgária”(videoclips)
Expressões Tradicionais em Dança e Música (videoclips)

Importante: na ocasião da vernissage será apresentado o “Ciclo Brasileiro” de Elisaveta Bagriana, uma coletânea de dez poemas de autoria de uma das mais importantes poetisas búlgaras Elisaveta Bagriana,  relacionados ao Brasil.  Trata-se de uma tradução cuidadososamente realizada pela professora Dra. Maria da Guia Silva Lima(UFC). 

Vitrine do Cinema Búlgaro Contemporâneo
Longas, curtas-metragens e animações
Cineteatro São Luiz
de 09 a 17 de fevereiro
Longas

Cinco filmes longa metragem sobre a busca de sentido e de esperança por uma vida digna. Qual o caminho de salvaguarda do homem? Demonstrar caráter, não perder sua humanidade, estar no lado da moralidade contra a enganação e a violência, manter a vontade de permanecer sendo “gente”, apesar das circunstâncias, amar e lembrar daqueles a quem se tem amado.

A força humana está nas escolhas que fazemos no lado da verdade e na capacidade de mudar o mundo, defendendo o humanismo a todo custo. (Irina Kitova)

“O Julgamento”
“A Promotora, o Defensor, o Pai e seu Filho”
“Tilt”
“Mergulho em Sozopol”
“Sem Deus”

Curtas-metragens
O programa apresenta seis filmes de estudantes de cinema, diferentes quanto aos temas, gêneros e estilo cinematográfico. Filmes que, de uma forma bela e reflexiva, nos permitem ver diferentes mundos e nos depararmos com pessoas diferentes de nós. Filmes que revelam perspectivas de vida incomuns, sentimentos pessoais sobre a condição do mundo e emoções de cineastas jovens. Cinema com olhar próprio e posicionamento.(Irina Kitova)

Programa:
“Três estágios do Eclipse” – 2014

Duração: 17’ – Classificação indicativa: 14 anos – Curta/Drama

Diretor: Todor Dimitrov

“O Filho” – 2015

Duração: 29’ – Classificação indicativa: 14 anos – Curta/Drama

Diretor: Hristo Simeonov

“Artesanato” – 2016

Duração: 5’ – Classificação indicativa: 12+ = Documentário/Curta-metragem

Diretor: Preslav Belev

“Bloqueio” – 2016 –

Duração: 20’ – Classificação indicativa: 12 anos – Curta/Drama

Diretora: Elena Toncheva

“Habitat” – 2014

Duração: 4’22’’ – Classificação indicativa: 14 anos

Diretora: Ina Georgieva
“Ginka” – 2014

Duração: 13′ – Classificação indicativa: 12 anos – Documentário/Curta-metragem

Diretora: Antonia Milcheva

Animação (curadoria especial Silviya Ivanova)
Conceitos originais, idéias, técnicas, estilos autorais únicos e soluções criativas atrevidas – este é o cinema de animação búlgaro. Mundo imaginário em que a fantasia e a realidade se encontram, vida e contos de fadas, sentimento e razão, piada e tristeza, idéias e sonhos. Mundo vivo, honesto, encantado, bonito e profundo como a alma do artista.(Irina Kitova)
Programa:

Choque – dir. Zlatin Radev, 8 min., Stop motion, pixilação, animação desenhada;

Filme em Lata – dir. Zlatin Radev, 18 minutos, animação stop motion;

O Craque do Ar – dir. Svilen Dimitrov (filme de graduação – Academia Nacional de Teatro e Artes Cinematográficas), 8:30 min., 2D e animação tradicional;

Pequenina – dir. Milena Simeonova (filme de estréia), 5:00 min., Animação 2D;

A Pera – dir. Petko Modev (filme de graduação – Nova Universidade Búlgara), 8 min., Animação em 2D;

O Rabugento faz reformas – dir. Radostina Neykova e Sofiya Ilieva, 8:30 min., animação de recortes costurados;

Duração total: 56 min.
Horários de exibição:
Dia 9/02 (Quinta-feira)

18h30 – O JULGAMENTO

Dia 10/02 (Sexta-feira)

13h e 15h30  – A PROMOTORA, O DEFENSOR, O PAI E SEU FILHO
Dia 11/02 (Sábado)

10h30 e 13h – Mostra de Filmes de Animação

Dia 11/02 (Sábado)

15h  – Mostra de Filmes de Curta-metragem

Dia 14/02 (Terça-feira)

16h e 18h30  – MERGULHO EM SOZOPOL

Dia 15/02 (Quarta-feira)

16h e 18h30  – TILT

Dia 16/02 (Quinta-feira)

16h e 18h30 – SEM DEUS

Dia 17/02 (Sexta-feira)

15h30  – O JULGAMENTO

No Cineteatro São Luiz

Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – CE, 60025-130, Brazil

Telefone: 85 3231-9461

Música e Literatura
Theatro José de Alencar
12 de fevereiro às 17h30 min
Entrada Franca

O Piano Búlgaro

Recital solo apresentado pela pianista Borislava Taneva com projeções de imagens por Orlin Atanasov. A pianista interpretará as seguintes peças:

P. VLADIGUEROV Improvisação (1899 – 1978)

  1. TSENOVA Tríptico para Teclado (1948 – 2010)
    Hr. YOTSOV Tocatina (1961)
    B. TANEVA Sons Dispersos (1965)
    D. NENOV Prelúdio & Gaita (1901 – 1953)
    Alb. VRACHANSKA Cartas Escondidas (1965)
    L. PIPKOV Canção & Rachenitsa (1904 – 1974)
    G. MINCHEV Insônia #2 (1939 )
    G. ARNAOUDOV Evocando Rameau (1957)
    Al. TANEV Toccata Horo (1928 – 1996)

 

Apresentação dos livros

“A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores”, de Ilko Minev que  abordam alguns eventos históricos, que ocorreram na vida do escritor, cuja importância nunca havia sido bem conhecida pelo público em geral. Apresentação de Fernanda Quinderé.

Conversa com leitores
Academia Cerense de Letras
13 de fevereiro às 16h 

Ilko Minev conversará com leitores acerca de seus livros“A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores”, anfitrionado pela Academia Cearense de Letras, na pessoa da diretora administrativa Regina Fiúza. Participarão ativamente os escritores Dimas Macedo, Maria da Guia Silva Lima e Fernanda Quinderé. Aberto ao público interessado em contato direto com o escritor visitante.

Quer saber mais? Acesse: http://www.zicciz.org/

Sobre Jornalismo NeVIP

Deixe um comentário

Seu email não será publicadoCampos obrigatórios estão marcados com * *

*