“Raia 30, o musical” vem a Fortaleza e celebra carreira de Claudia Raia

raia

Com texto de Miguel Falabella e direção de José Possi Neto, “Raia 30, o Musical” chega a Fortaleza dias 29, 30 de abril e 1º de maio, no Cineteatro São Luiz. O espetáculo faz um grande mergulho na trajetória de Claudia Raia e traz personagens que marcaram a carreira da atriz, bailarina, cantora e pioneira de musicais no Brasil.

Uma artista que nunca fugiu da raia, nem dos palcos, Claudia decidiu celebrar esta importante data presenteando o público com mais uma superprodução, o projeto “Raia 30, o musical”. “O espetáculo conta a história de uma pessoa que desde pequenininha quis uma carreira artística, que sonhou, foi atrás desse sonho, e conseguiu realizá-lo. São estilhaços de memórias contados de maneira muito dinâmica”, define Claudia Raia.

Tancinha, Tonhão, Sally Bowles, Sheila, Charity Valentine. Figuras importantes em sua vida profissional, como também sua mãe Odette e sua irmã Olenka, são homenageadas no musical. Bailarinas, as duas foram as maiores incentivadoras e as pessoas que a introduziram ao universo do ballet clássico. Essas personagens e tantas outras, são peças que formam este grande, eclético e colorido mosaico que representa os 30 anos de carreira de Claudia Raia.

“Uma viagem que conta a realização de um sonho”, como define o diretor da produção, José Possi Neto, “Raia 30, o musical” diverte o público com esquetes humorísticas e emociona com números musicais totalmente novos, além de apresentar números consagrados de seus espetáculos anteriores revisitados sob um olhar contemporâneo. “Teremos a Claudia praticamente o tempo todo em cena, se transformando fisicamente e esteticamente. Ela vem muito engraçada e, ao mesmo tempo, muito emotiva”, revela o diretor.

Para ajudar a narrar a própria história, a artista conta com a ajuda do grande companheiro e um dos mais importantes atores de musical do país, Marcos Tumura, com quem divide o palco em “Raia 30, o musical”.

O coreógrafo americano Lennie Dale, que a encantou com o seu Dzi Croquettes, e o grande diretor de TV, Walter Clark, figuras primordiais no início de sua carreira, aparecem em cena. Suas personagens mais emblemáticas da TV e do teatro também não são esquecidas.

As passagens mais transformadoras de sua vida estão presentes: a ida para Nova York e o contato com os musicais e a arte de Bob Fosse, uma das grandes referências da atriz; a viagem para a Argentina e a experiência com o corpo de baile do teatro Cólon; a estreia em “Chorus Line” e a entrada no mundo televisivo.

Outro grande momento da carreira de Claudia é retratado no espetáculo: sua passagem pelo teatro de revista, formato da trilogia que a consagrou no teatro musical brasileiro nos anos 90: “Não fuja da Raia”, “Caia na Raia” e “Nas Raias da Loucura”.

As nossas carreiras acabam se misturando com a vida real, mas eu não gostaria de transformar esse show num confessionário, muito menos numa pornochanchada, já que, graças a Deus, eu nunca fui santa”, adverte Claudia Raia à plateia, vestida de si mesma, ainda nos primeiros minutos de espetáculo.

A superprodução é construída nos palcos do Theatro NET SP com oito cenários que fazem referência ao estilo adotado pelos grandes espetáculos dos anos 50, a época áurea dos musicais. Para uma releitura bem humorada e moderna, são utilizados elementos do “rococó hollywoodiano”, com inspiração no universo estilístico da designer Dorothy Draper. “A gente brinca muito em cima das superproduções e da maneira hollywoodiana de fazer a atração dos fãs, mas de uma forma mais simples e divertida. O cenário é o tempo todo muito colorido e as cores são bem berrantes. Eu vejo esse musical como uma apoteose pop da Claudia Raia”, explica Gringo Cardia que assina a direção de arte e a cenografia.

Uma trajetória aclamada

Sua carreira artística teve início no ballet e, aos 13 anos, ela já dançava nos Estados Unidos. O talento para os palcos também foi reconhecido no teatro. Grande pioneira dos espetáculos musicais no Brasil, atuou em mais de dez produções nas quais interpretou, cantou, dançou e sapateou. Como uma das maiores entusiastas da arte no país, é a responsável pela versão brasileira de diversos espetáculos da Broadway, nos quais desempenha o trabalho também de produtora.

A trajetória teatral inclui atuações e produções em “Chorus Line” (1984), “Splish splash” (1988), “Não Fuja da Raia” (1991), “Nas Raias da Loucura” (1993), “Caia na Raia” (1996), “O Beijo da Mulher Aranha” (2001), “Batalha de Arroz num Ringue Para Dois” (2004), “Sweet Charity” (2006), “Pernas pro Ar” (2009), “Cabaret” (2011), “Crazy For You” (2013) e “Chaplin, O Musical” (2015).

Claudia estreou na televisão brasileira aos 17 anos, no programa “Viva o Gordo”, da Rede Globo, interpretando a personagem Carola, que fazia dupla com Jô Soares no quadro “Vamos malhar”. A atriz ganhou reconhecimento a partir de atuações memoráveis na TV, como no papel de Tancinha, na novela “Sassaricando” (1987), e da presidiária Tonhão, no programa “TV Pirata” (1988).

Desde então Claudia trilha um caminho de sucesso nas produções da emissora e coleciona trabalhos memoráveis em telenovelas. Seu último grande sucesso foi a paranormal Samantha, da novela “Alto Astral” (2015). A atriz também conquistou o público com trabalhos em “Rainha da sucata” (1990), “Deus nos Acuda” (1992), “Engraçadinha” (1995), “O Beijo do Vampiro” (2002), “A Favorita” (2008), “Tititi” (2010) e “Salve Jorge” (2013).

Curiosidades:

  • 14 atores em cena
  • 32 técnicos (incluindo equipe criativa)
  • 110 profissionais envolvidos
  • 400 horas de ensaio
  • 8 músicos na orquestra
  • Mais de 200 figurinos
  • 10 trocas de roupa da Claudia com 1 minuto para cada troca
  • Em um dos vestidos que Claudia usa tem 250 mil pedras de cristais checos preciosa.

Ficha técnica:

Texto: Miguel Falabella

Direção: José Possi Neto

Direção Musical e Vocal: Marconi Araújo

Coreografia: Tania Nardini

Produção Geral: Sandro Chaim

Direção De Arte, Cenografia e Design da Identidade Visual: Gringo Cardia

Figurino: Fabio Namatame

Design De Luz : Drika Matheus

Design De Som: Tocko Michelazzo

Visagismo: Dicko Lorenzo, Henrique Mello, Robin Garcia

Elenco: Claudia Raia, Marcos Tumura, Alessandra Dimitriou, Bruno Kimura, Carol Costa, Daniel Cabral, Daniel Nunes, Elton Towersey, Johnny Camolese, Luana Zenun, Mariana Gallindo, Mariana Barros, Marilice Conseza, Ygor Zago

Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim

Produção Local: Procult

Coordenação local: Mário Alves

SERVIÇO

Raia 30, o musical

Datas: 29 e 30 de abril e 1º de maio

Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Praça do Ferreira – Centro
Horários: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Informações: 3231-9461
Vendas: Bilheteria do Cineteatro São Luiz e Loja T-Shirt Im Box (Av. Dom Luis, 820)

Horários da bilheteria: terça à sexta-feira das 10h às 18h30; sábado e domingo: uma hora antes, de acordo com a programação do teatro.
Vendas online: www.ingressorapido.com.br

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*