Projeto HQ Ceará contará com cursos, oficinas e shows

unnamed (12)

Toda a programação é gratuita

A Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), lança oprojeto HQ Ceará, de coautoria de Regina Ribeiro e Raymundo Netto.

A partir do dia 8 de agosto estarão abertas as inscrições gratuitas para o “Curso Básico de Histórias em Quadrinhos”. Os fascículos, com 16 páginas cada, e a capa colecionadora serão encartados no O POVO semanalmente, às terças-feiras (começa dia 9 de agosto).

Nos dias de distribuição dos cadernos a TV O POVO (canal 48 – 23 Multiplay – 24 Net) também exibirá um programa de 15 minutos sobre o assunto da semana, sempre às 13 horas. As reprises ocorrem no dia seguinte, às 8 horas da manhã.

As inscrições do “Curso Básico de Histórias em Quadrinhos” poderão ser realizadas no site: fdr.org.br/uane/hqceara, endereço que conterá todos os fascículos (em formato PDF) e todas as videoaulas, além de programação de oficinas, palestras, shows, cursos, lançamentos e outras novidades do projeto.

A coordenação geral e editorial do projeto é de Raymundo Netto, que também escreve nos fascículos, e o conteúdo das edições tem curadoria de Daniel Brandão, professor de um dos mais bem- sucedidos cursos de desenho de Fortaleza. O projeto gráfico tem a assinatura de Amaurício Cortez, Welton Travassos e Karlson Gracie, que integram o Núcleo de Design Editoral (NDE) da FDR. Já as ilustrações são do cartunista Guabiras.

“Nós reunimos cerca de 23 quadrinistas aqui do Ceará, os maiores nomes do estado em áreas distintas: desenho, roteiro, criação de personagens, mangás, letreiristas, editores etc. Vamos abordar temas como linguagem, produção, narrativa, desenho, tirinhas, o mercado em geral dos quadrinhos, o uso de cores, entre outros assuntos”, explica Raymundo Netto, coordenador geral do projeto.

O “Curso Básico de Quadrinhos” segue até 25 de outubro, dia da publicação do último fascículo.

Cursos e oficinas presenciais – além da veiculação dos fascículos e programas de TV, terá início, também, na semana que vem, a partir do dia 12 de agosto, os cursos e oficinas presenciais, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.  As inscrições serão gratuitas e realizadas pelo site: edicoesdemocritorocha.com.br (em “Minicursos/Eventos”). Serão 40 vagas por ação.

Roteiro para HQs, Desenho para Quadrinhos e Arte final são os temas a serem ofertados nos cursos. Já as oficinas serão de Desenho de Cartum, Roteiro para HQ, Desenho de mangá, Desenho de super heróis, Narrativa para quadrinhos e Tirinhas (HQ).

Em breve, serão lançados uma exposição, uma antologia e um documentário sobre os Quadrinhos Cearenses, além de shows musicais e realização de palestras.

Temas e autores dos fascículos

  1. A linguagem e os princípios da produção em HQs – Daniel Brandão
  2. Roteiro e narrativa – Zé Wellington e Ricardo Jorge
  3. Criação e desenvolvimento de personagens – J.J. Marreiro e Thyago Cabral
  4. Composição para quadrinhos – João Belo Jr. e Júlio Belo
  5. Imagens: estilos e possibilidades Jean Sinclair (desenhos de Walber Feijó, Cristiano Lopez, Dharilya e Walter Geovani)
  6. Tiras – Waldemar Lene Chaves
  7. Quadrinhos alternativos – Débora Santos, Weaver Lima e Sirlanney
  8. Balonamento, tipografia e onomatopeia – Luís Carlos Sousa
  9. Arte-final: tradicional e digital – Mano Araújo e Rafael Dantas
  10. Cores para quadrinhos – Dharilya Sales e Robson Albuquerque
  11. Edição – Fernando Lima e Talles Rodrigues
  12. Mercado de HQs – Pedro Brandão

SERVIÇO

Curso Básico de Quadrinhos

Inscrições: dia 8/8, pelo site fdr.org.br/uane/hqceara

No O POVO: Fascículos todas as terças, a partir de 9/8.

Videoaulas na TV O POVO: às terças, a partir de 9/8, às 13 horas, e reprise às quartas, a partir de 10/8, às 8 horas

Cursos presenciais: de 12 de agosto a 6 de setembro, no Espaço O POVO de Cultura & Arte

Inscrições gratuitas pelo siteedicoesdemocritorocha.com.br

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*