Premiado no Festival de Brasília, longa ‘O Último Trago’ ganha data de estreia em Fortaleza

unnamed-3tr

Lançamento do longa cearense “O Último Trago” em Fortaleza será no dia 20 de outubro às 19h no Cineteatro São Luiz com sessão gratuita.

‘O Último Trago‘, de Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti, tem sessão de lançamento em Fortaleza no dia 20 de outubro no Cineteatro São Luiz Fortaleza, às 19 horas. A exibição tem entrada gratuita. O longa foi o único filme local a participar da mostra competitiva de longas-metragens do 49º Festival de Brasília. A obra ganhou os troféus candango de melhor montagem (Clarissa Campolina), atriz coadjuvante (Samya de Lavor) e direção de fotografia (Ivo Lopes Araújo). O filme é uma realização do Coletivo Alumbramento.

Rodado de novembro a dezembro de 2015, nos municípios cearenses de Cumbe (Aracati), Missi (Irauçuba), Pecém e Fortaleza, este é o quinto filme do trio Luiz e Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. Antes dele, eles dirigiram ‘Com os Punhos Serrados’ (2014). Outros três foram realizados em parceria com Guto Parente. São eles: ‘Estrada para Ythaca’ (2010), ‘Os Monstros’ (2011) e ‘No Lugar Errado’ (2011).

O ÚLTIMO TRAGO | Ficção. 90min. 2016 – Sinopse – Os vivos pedem vingança. Os mortos minerais e vegetais pedem vingança. É a hora do protesto geral. É a hora dos voos destruidores. É a hora das barricadas, dos fuzilamentos. Fomes desejos ânsias sonhos perdidos, Misérias de todos os países uni-vos!

Um filme produzido pela Alumbramento em co-produção com a Bananeira Filmes, dirigdo por Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti. A produção conta com recursos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceara provenientes do Edital de Cinema e Vídeo, e complementação financeira da Ancine através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Durante esse percurso de seis anos, o roteirista Francis Vogner dos Reis se juntou a Pedro, Ricardo e Luiz para juntos desenvolveram o roteiro do filme.Entre novembro e dezembro de 2015, O ULTIMO TRAGO foi rodado no Ceara, durante 5 semanas, nas cidades do Cumbe(Aracati), Missi (Irauçuba), Pecém e Fortaleza. A equipe foi formada por profissionais de diversos estados do Brasil: Ceara, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasilia e Pernambuco.

OS DIRETORES – ÚLTIMO TRAGO é o quinto longa-metragem dirigido e escrito de forma coletiva por Luiz e Ricardo Pretti e Pedro Diógenes. Antes, eles dirigiram juntos COM OS PUNHOS CERRADOS e, em parceria com Guto Parente, os filmes ESTRADA PARA YTHACA, OS MONSTROS e NO LUGAR ERRADO.

unnamed-3t

Esses filmes foram todos exibidos e premiados em importantes festivais no Brasil e no exterior com destaque especial para o prêmio de melhor filme (júri oficial e júri da crítica) no Festival de Tiradentes e um prêmio especial do júri na competição internacional do BAFICI. (Argentina). Individualmente já dirigiram curtas e longas que foram exibidos em importantes festivais como Veneza (Orizzonti), duas vezes em Rotterdam (Spectrum), duas vezes em Oberhausen, Roma (Cinema XXI), Locarno (Corti d’autore) e Viennale (Propositions), entre muitos outros. Seu mais recente longa, COM OS PUNHOS CERRADOS, que teve sua estreia no Festival de Locarno em 2014, foi premiado no festival de Santa Maria da Feira (Portugal), Transcinema (Peru), Festival Del Cine B (Chile) e Cine Under (Recife).

A PRODUTORA – O ÚLTIMO TRAGO é o 13 º longa da produtora ALUMBRAMENTO que surgiu no ano de 2006 reunindo um grupo de jovens artistas em Fortaleza que compartilham o desejo de produzir arte em diálogo com as mais diversas linguagens e colocar como questão central a produção criativa de imagens no cinema e nas artes visuais. Nesses 10 anos de trajetória, a ALUMBRAMENTO produziu 13 longas e mais de 30 curtas, se consolidou como uma das produtoras mais atuantes no cenário audiovisual independente brasileiro.

Os filmes produzidos pela ALUMBRAMENTO circularam e foram premiados nos mais importantes festivais do mundo como Veneza (Itália), Locarno (Suíça), Roterdã (Holanda), Roma (Itália), Viennale (Áustria), FidMarseille (França), Bafici (Argentina), Oberhausen (Alemanha); e do Brasil: Mostra de Tiradentes, Mostra Internacional de São Paulo, Janela Internacional de Cinema do Recife, Semana dos Realizadores, Cine Ceará, entre outros. E esse ano, pela primeira vez, a Alumbramento teve um filme na competitiva do Festival de Brasília com O Ultimo trago.

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*