Peça “Mãe” em cartaz no Teatro Antonieta Noronha, direção de Marcelo Costa

peça-teatral-mãe4

A peça teatral “Mãe”, de José de Alencar trata dos amores e dos problemas financeiros, mas sua ação central gira em torno da liberdade ou não da escrava Joana. Drama em 4 atos, publicado em 1962. A história ocorre na cidade do Rio de Janeiro e tem como personagem principal Joana, uma escrava mulata, mãe de Jorge, cujo pai, Soares, morreu logo após seu nascimento e que ignora o paradeiro daquela que imagina ser sua mãe. Somente o Dr. Lima, padrinho de Jorge, sabe toda a história e, ao retornar ao Rio de Janeiro, após um período de cinco anos na Europa, pede a Joana que conte a verdade a seu filho. Joana não concorda e exige que o Dr. Lima guarde segredo, sob pena dela se matar.

Conhecendo os Personagens:

Personagem: Joana
Joana é uma escrava que guarda religiosamente o segredo e encerra-se toda na obscuridade da sua abnegação, com receio de que Jorge venha desmerecer diante da sociedade, quando se conhecer a condição e a raça de sua mãe. Ela não indaga, nem discute a justiça de semelhante preconceito; aceita-o calada e resignada, mais do que isso, feliz; porque o silêncio assegura-lhe, mais que tudo, a estima e a ventura de Jorge.
Atriz: Geovana Martan

peça-teatral-mãe1

Personagem: Jorge
Jorge, um estudante de medicina, e quem mora em um segundo andar com uma escrava apenas, a quem trata carinhosamente e de quem recebe provas de um afeto inequívoco.
Ator: Pedro Ulisses Gomes de Oliveira

Personagem: Elisa
Filha do Sr. Gomes, criatura frágil, e delicada, que produz inocentemente uma situação, como causa indireta do holocausto a que se oferece Joana.
Atriz: Fernanda Celi

peça-teatral-mãe5

Personagem: Gomes
Gomes, empregado público, mora com filha Elisa. Um dia, a doce paz, que fazia a ventura de sua existência, é ameaçada por um corvo negro, Peixoto.
Ator: Marcelo Farias Costa

Personagem: Lima
Dr. Lima, um caráter nobre da peça, é o único que sabia do nascimento de Jorge, chega a saber da hipoteca de Joana, feita por um título de venda simulada.
Ator: Pedro Manoel Lima

Personagem: Peixoto
Peixoto, usurário, que vem ameaçar a probidade de Gomes, com a maquinação de um tramo diabólico e muito comum, infelizmente, na humanidade.
Ator: Jorge Cesar Moreira

Personagem: Vicente
Oficial de Justiça, que leva ao Sr. Gomes a notificação para que o funcionário público deixe a casa onde reside,  devido a seus problemas financeiro, é um grande amigo da Escrava por quem tem grande admiração e respeito.
Ator: Antonio Davi

Ambientada no Rio de Janeiro de 1855, a peça foi escrita por José de Alencar em homenagem a sua própria mãe, Ana Josefina de Alencar, e estará em cartaz todos os sábados de junho e julho, no Teatro Antonieta Noronha às 19h, com entrada nos valores de R$10,00 R$5,00 (meia).

About Philippe Felix

Formado em Administração com especialização em Marketing, é Fundador e Diretor Geral das revistas eletrônicas NordesteVIP e VamoViajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*