Livro “Ceará Terra da Luz” comemora 20 anos com o lançamento de sua 4ª edição em evento no dia 28, na Livraria Cultura

9472fd89-3d8d-403e-ade9-e4299ae3f1de

“‘Terra da Luz’, epíteto dado ao Ceará por ser o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão negra, é também uma referência direta à radiante luz do sol que abrasa e faz cintilar uma região surpreendente pela natureza e pela intensidade do seu povo. É isso que o livro “Ceará Terra da Luz” desvenda, com a magia da fotografia, uma arte feita de luz e sombra, enigma e revelação, sonho e realidade. Com texto de abertura da escritora Ana Miranda, a 4ª edição do livro celebra os 20 anos dessa obra de referência que nasceu pelas mãos da administradora, editora e também curadora, Patricia Veloso. O volume inédito será lançado no próximo dia 28, na Livraria Cultura, a partir das 19h, com a presença do Secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, e de outros convidados que também contribuíram nessa trajetória. O livro recebeu o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Teve patrocínio da Coelce, empresa colaboradora desta iniciativa desde a 1ª edição, e foi realizado pela Terra da Luz Editorial. A entrada é gratuita.

Ao percorrer as 204 páginas da nova edição, o leitor terá acesso não só a história e cultura do povo cearense, mas a expressão de vida, suor, alegrias, criatividade e beleza de um nordestino que reside em uma terra de paisagens encantadoras, lugares antagônicos e de cultura singular. Atualizada e revisada, a publicação aborda também aspectos urbanos e sociais, como o patrimônio histórico, o potencial turístico, as dinâmicas da economia, possibilidades de investimentos e negócios. Com uma coleção de aproximadamente 400 imagens, a obra oferece uma viagem inesquecível de aprendizado e deslumbramento por uma região de contrastes e costumes marcantes, com suas características inconfundíveis de terra hospitaleira.

Ao lançar a primeira edição, em 1996, Patricia Veloso trouxe também ao povo cearense, o primeiro livro de referência sobre o Ceará, em que a linguagem visual é destaque. Em sua 4ª edição, a obra mantém o mesmo propósito: o de valorizar e divulgar o potencial do nosso Estado. O livro é dividido em cinco capítulos que contextualizam, individualmente, traços da história, a capital Fortaleza, o litoral, as serras e os sertões, em imagens de 16 renomados fotógrafos. Adjacir Cidrão, Alex Uchôa, Alexandre Lonngren, Carlos Eduíno, Chico Albuquerque, Ciro Albano, Dário Castro Alves, Falcão Júnior, Gentil Barreira, Janus Lonngren, Jarbas Oliveira, Leo Francini, Leo Kaswiner, Mário Neto, Maurício Albano e a própria Patricia Veloso são os profissionais que assinam as belas e singulares fotografias.

Com redação rica em detalhes históricos, e de forma descontraída e leve, a jornalista e escritora Angela Barros Leal, responsável pelos textos de todas as edições do “Ceará Terra da Luz”, conseguiu detalhar a grandiosidade e beleza do Ceará nas mais de duzentas páginas da publicação, dando um suporte às imagens utilizadas.

O primeiro capítulo, Quatro Séculos de Ceará, traz o Saara (primeiro nome dado ao Estado)  de 1603, quando chegava aqui a primeira comitiva colonizadora. Um passado lembrado por imagens de memorável caráter histórico, com textos enriquecedores sobre as batalhas e disputas ocorridas, além de expor como o Ceará administrava sua economia. No capítulo, Fortaleza, Vila do Forte, é mostrada a história da capital e seus primeiros bairros, o movimento pujante dos fortalezenses, além das ruas, fábricas, monumentos e praças com imagens panorâmicas. Em Litoral, Sol e Sal, vemos um Ceará colorido, rico e de paisagens paradisíacas. Neste capítulo, apreciamos o litoral cearense de ponta a ponta, sua gente, produtos, costumes e tradições, ao mesmo tempo em que podemos conhecer as cidades litorâneas e suas individualidades. Já em Nas Serras, o Céu na Terra, cultuamos o frescor verde de nossas serras, o paraíso de nossas cachoeiras, o encanto dos jardins e flores. Por fim, o capítulo Sertão do Ceará, expõe a braveza do nordestino calejado pela luz quente do sol, o personagem do vaqueiro, a religiosidade enraizada, e o ‘oásis no deserto’, contrastando com fotografias da rica agricultura cearense, chapadas, rios e a modernidade das cidades.

Para Patricia Veloso, a 4ª edição vem confirmar o desejo de todos que apoiaram e participaram do projeto, o de perpetuar e dar visibilidade ao patrimônio natural e cultural do Ceará. “É necessário nos apropriarmos do que temos e do que somos. Esse livro reafirma a cultura de um povo rico e vigoroso. O Ceará Terra da Luz é uma expressão do cearense, um documento que evidência incontestáveis bens do nosso patrimônio, da nossa história e essência”, ressalta a editora e fotógrafa.

Os livros serão comercializados nas principais redes de livrarias, na Imagem Brasil Galeria  pelo site: http://terradaluzeditorial.com.br/, e também na loja da Câmara Cearense do Livro,  recém inaugurada no Aeroporto Pinto Martins, Portão A – 1° Piso, próximo ao portão de embarque.

Serviço

Lançamento da 4ª Edição do livro Ceará Terra da Luz

Data: 28 de junho (terça-feira)

Local: Livraria Cultura – Shopping Varanda Mall. Av. Dom Luís,1010 – Aldeota – Fortaleza, CE

Horário: a partir das 19h

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*