Exposição de arte urbana “Rastro” segue em cartaz até 1º de maio

 índice

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta até 1º de maio (domingo), a exposição RASTRO do artista cearense Weaver F, resultado de mais de três anos de viagens do artista pelo interior do Ceará e, também, por Cabo Verde, na África.

RASTRO é um projeto no qual o artista percorre o interior do Ceará fazendo pinturas em espaços públicos e nas fachadas de casas que ainda conservam características típicas do sertão nordestino. A exposição, que leva o nome do projeto, traz o resultado das viagens com obras que evidenciam a proposta do artista em dialogar com o cotidiano das cidades por onde passa.

Weaver percorre cidades que não possuem espaços oficiais de arte, com uma programação educativa voltada à fruição das artes visuais. Em cada cidade, o artista realiza pinturas em grafite, ministra palestras para professores e alunos de escolas públicas locais e distribui obras originais de sua autoria aos moradores da região.

A mostra na CAIXA Cultural Fortaleza reúne mais de 100 obras, entre painéis com grafites em grandes formatos, pinturas inéditas em acrílica sobre tela, fotos dos trabalhos realizados nas andanças de Weaver, além dos estudos que serviram de base para os murais do projeto.  Desde a abertura em 17 de fevereiro até o início desse mês, mais de 5.000 pessoas já conferiram a exposição RASTRO. Agendamentos para visitações monitoradas e por grupos podem ser feitos pelo telefone (85) 3453.2770 ou pelo email [email protected]. O livro catálogo da mostra e sobre o projeto RASTRO também vem sendo distribuído gratuitamente aos visitantes.

O programa educativo da exposição, coordenado por Juliana Castro foi dividido em três etapas: Na primeira, foram realizadas oficinas de arte urbana em sala de aula; na segunda os alunos visitaram a exposição e conversaram com as educadoras sobre o trabalho de Weaver F. E na terceira, as turmas elaboraram trabalhos sobre o projeto RASTRO, que foram apresentados na própria escola com a presença do artista e da equipe do educativo. Weaver pretende ainda esse mês voltar às escolas com a proposta de pintura de murais e oficinas artísticas.

 

Sobre Weaver F: Weaver F nasceu em Fortaleza, em 1973. Autodidata, iniciou no meio artístico no Seres Urbanos, grupo que editou, na década de 1990, uma série de fanzines que se tornaram referência no meio alternativo brasileiro. Em 2015, foi lançado o livro Seres Urbanos – Antologia do Quadrinho Underground Cearense, eleito melhor livro de HQ no prêmio Miolo(s), organizado pela editora Lote 42 e pela Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

No início dos 2000, começou a se dedicar às artes visuais; recebeu prêmios em salões oficiais de arte e possui obras em acervos importantes. Em 2008, criou o coletivo Monstra, que ganhou destaque pela expo/intervenção urbana 13 obras que você não colocaria na sala da sua casa. Sua exposição anterior, Weaver Discos – pop descarado, foi realizada em seis capitais brasileiras, além de Itália e Portugal. Desde 2011, o artista se dedica ao projeto Rastro.

 

Serviço:

Exposição: RASTRO – Uma exposição de Weaver F

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Data: 17 de fevereiro a 1º de maio de 2016

Horários: terça-feira a sábado, de 10h às 20h e aos domingos de 10h às 19h

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Informações e agendamentos: (85) 3453-2770

Siga a fanpage: facebook.com/CaixaCulturalFortaleza
Baixe o aplicativo “Caixa Cultural”

About Philippe Felix

Formado em Administração com especialização em Marketing, é Fundador e Diretor Geral das revistas eletrônicas NordesteVIP e VamoViajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*