8ª exposição do projeto Amigos em Ação marca a reabertura da Galeria do Palácio da Abolição

unnamed-3

Unir um grupo de artistas plásticos de estilos e técnicas distintos em favor da solidariedade não parece tarefa fácil, mas, com empenho e dedicação, isto se torna possível. Em um único espaço, o visitante cearense terá um amplo panorama das artes plásticas, é com esta proposta que o movimento social Amigos em Ação realiza a 8ª Exposição de Obras de Arte do projeto. A mostra coletiva reúne 79 obras de arte, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 64 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local, e até internacional, bem como, talentos da nova geração das artes cearenses.

A exposição será aberta oficialmente no próximo dia 17 de novembro, às 19 horas, marcando a reabertura da Galeria do Palácio da Abolição, Av. Barão de Studart, 500 – Meireles, entrada pela Rua Silva Paulet, em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir da sexta-feira (18), até o dia 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.

Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do projeto Amigos em Ação e participam do tradicional Leilão de Obras de Arte, cujos lances já podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303. Este ano, participam artistas como Almeida Leite, Francisco Bandeira, Sergei de Castro, Hirma Castro, Dimas Rock, Mano Alencar, Carmélio Cruz, Vlamir de Sousa, Vando Figueirêdo, Tarciso Viriato, entre outros.

Durante o almoço de encerramento da campanha, no dia 10 de dezembro, será realizado o leilão no qual os fundos arrecadados serão destinados para manutenção das obras assistenciais do projeto Amigos em Ação durante todo o ano de 2017.

A cada edição, um artista plástico doa o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Esse ano, a obra tema “Natividade NE” do artista plástico Vlamir de Sousa ilustrará todas as peças de divulgação, cartazes, camisas e convites da campanha. Natural de Fortaleza (CE), Vlamir nasceu em 28 de setembro de 1966 e já faz parte da terceira geração de artistas da família. Artista consagrado com trinta anos de mercado, Vlamir, já expôs inúmeras obras e fez diversos trabalhos de restauração de telas importantes no estado, fazendo parte da geração de artistas que se firmaram na década de 80. Ele foi responsável pela restauração do painel “Abolição da Escravatura do Ceará” na Casa Juvenal Galeno; restaurou, ainda, uma obra do pintor cearense Anquizes Ipirajá, de 1934, e, também uma obra de Raimundo Cela, pertencente à Academia Cearense de Letras.

Nesta edição do Amigos em Ação, em paralelo à exposição das obras doadas para o leilão beneficente, acontecerá, também, uma mostra especial de todas as obras temas da campanha, em anos anteriores.

Doação de alimentos

A cada ano, a Campanha Amigos em Ação também mobiliza os conselheiros e associados na arrecadação de gêneros alimentícios. A expectativa dos organizadores para 2016 é atingir a meta de 25 toneladas de alimentos não perecíveis, mantendo o montante arrecadado em 2015. Nesta edição da campanha, cinco instituições serão beneficiadas com as doações: Fundação Raimundo Fagner, Recanto Sagrado Coração, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

As instituições foram criteriosamente avaliadas e selecionadas pelos 41 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 57 entidades indicadas este ano. “Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.

O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1600 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 25 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 378 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2015 foram arrecadados 23 toneladas de alimentos.

 unnamedda

Serviço:

8ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação – 25ª Edição
Abertura: 17 de novembro
Horário: 19 horas
Local: Galeria do Palácio da Abolição
Endereço: Av. Barão de Studart, 500 – Meireles, entrada pela Rua Silva Paulet.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas.

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*