8ª edição do Congresso de Gerenciamento de Projetos chega a Fortaleza

1575737-700x400j

Sob comando do PMI – CE, evento ocorrerá de 29/9 a 1/10 em Fortaleza com programação envolvendo profissionais renomados no cenário nacional e internacional promovendo inclusive rodadas de negócios e mesa de consulta a especialistas.

Com três dias de evento, o Congresso de Gerenciamento de Projetos (CCGP) chega a sua oitava edição consecutiva com sede agora na capital cearense, sob comando do Project Manager Institute – Chapter Ceará (PMI – CE). O evento será realizado no Gran Mareiro Hotel, localizado na Praia do Futuro, e promoverá a troca de experiências entre profissionais e estudiosos do assunto, além fomentar o mercado e possibilitar movimentos de inovação no modo de pensar o gerenciamento no Ceará.

O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, que permite a união de resultados dos projetos aos objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados. Por exemplo, uma melhor gestão de crise, análise de riscos, otimização de operações, corte de custos e mais. Trata-se de um conhecimento amplo e diversificado, que pode se estender em diferentes áreas.

No Congresso, por exemplo, o cineasta cearense Halder Gomes vai falar sobre o projeto idealizado para a realização do filme Cine Holliúdy, que se tornou um fenômeno do cinema nacional. Durante dois dias, Durval Braga Neto apresentará aos inscritos a “Lego Serious Play”, metodologia criada pela própria Lego como forma de superar uma enorme crise na qual a empresa encontrava-se na década de 1990. Quem também estará no evento, mas como espectadora, é Maria Luiza Silveira, gerente de projetos da ONG Movimento de Valorização das Mulheres, que provou na prática como a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos foram fundamentais para a melhoria da rentabilidade da instituição, com maior participação em editais e aumento no número de mulheres atendidas pela iniciativa.

O evento conta ainda com palestras, cursos, workshops e oficinas, além das promissoras rodadas de negócios. Uma novidade para esta edição é a realização de mesas de consultas a especialistas, momentos guiados pelos próprios palestrantes nos intervalos de suas apresentações. Trata-se de uma oportunidade única para os participantes do evento, quando será possível exposição de situações de seus cotidianos em busca de uma possível e eficaz solução.

Vale ressaltar que o evento tem forte visibilidade no âmbito regional, com interessados também do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Recife, Salvador e outras localidades. A expectativa de público é de 200 pessoas por dia.

O Congresso Cearense de Gerenciamento de Projetos reúne profissionais e estudantes que, de alguma forma, envolvem-se com projetos em sua vida profissional e até pessoal. Ele visa disseminar o conhecimento e a utilização de técnicas e ferramentas alinhadas a uma gestão organizada e estruturada para o alcance dos objetivos desejados.

Através do Congresso, o PMI-CE pretende promover este intercâmbio, criar ambientes propícios ao encontro de soluções personalizadas, contribuir para a inserção e ascenção dos filiados no mercado de trabalho, ampliar a empregabilidade e os negócios entre os participantes e fomentar oportunidades de negócios para a comunidade envolvida.

ALGUNS PALESTRANTES QUE ESTARÃO PRESENTES NO CONGRESSO

Farhad Abdollahyan

Farhad tem mais de 30 anos de experiência profissional em diferentes industrias (Agribusness, varejo, governo, de fato e de alta tecnologia), em diversas funções (marketing, compras, O&M, Financeira e Sistemas, consultoria, Gerenciamento de projetos e Formação).

Atualmente, é gestor em uma empresa de consultoria e treinamento chamado Cyrus Associates, serve como Project Management Practice Advisor pelo UNOPS e ensina PM em cursos de MBA além de voluntário no PMI.

Possui uma dúzia de credenciais P3RM e é coautor de “Gerenciamento de Custos em Projetos”, “Casos Brasileiros…” e “PMO-Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática”. Ele é colunista do Mundo PM revista bimensal.

Aceita as atribuições do projeto em diferentes níveis e natureza da garantia de qualidade e consultoria para recuperar projetos problemáticos ou gestão de compras por contrato.

Ivo Michalick

Ivo é um profissional com mais de 25 anos de experiência em projetos. Possui bacharelado e mestrado em ciências da computação, com certificações PMP e PMI-SP do PMI, bem como certificações ACC (pela ICF – Internacional Coaching Federation) e CPCC (pelo CTI – The Coaches Training Institute), além de uma vasta experiência na gestão de grandes projetos, programa e portfólios de várias indústrias tais como tecnologia da informação, mineração, energia, defesa, saúde, logística e telecomunicações no Brasil e no exterior, com amplo conhecimento de gestão de projetos internacionais em ambientes multiculturais. Atualmente é Mentor do PMI para o Brasil e diretor executivo para o Brasil no Practical Thinking Group e presta serviços de consultoria, treinamento e palestras em gerenciamento de projetos e habilidades interpessoais, além de atender clientes de coaching. Ocupou vários cargos de liderança a nível voluntário no PMI, sendo ex-presidente do Capítulo do PMI Minas Gerais e atualmente é o mentor dos Capítulos do PMI no Brasil. É graduado do PMI Leadership Institute Master Class, palestrante de renome e autor de vários artigos no Brasil e no exterior, bem como contribuidor dos livros “Projetos Brasileiros – Casos Reais de Gerenciamento”, “Gestão de Projetos Brasil” e “Gerenciamento de Projetos em Tirinhas”.

Halder Gomes

Administrador, pós-graduado em Marketing, Mestre em Taekwondo, artista plástico, Diretor, Produtor e Roteirista de cinema, obteve projeção nacional com o seu longa Cine Holliúdy (2012), tendo sido idealizado, roteirizado, produzido e dirigido por ele mesmo; iniciou como realizador de cinema com os curtas-metragens Cine Holiúdy – O astista contra o caba do mal (2004) e Loucos de futebol (2007).

Seu primeiro longa, o independente Sunland Heat – No calor da terra do sol (2004), foi lançado direto em homevideo em vários países. Halder faz parte do seleto grupo de diretores nacionais que dirigiram em Hollywood – The Morgue (2008), em parceria com Gerson Sanginitto. Dirigiu o drama espírita As mães de Chico Xavier (2011), em parceria com Glauber Filho – e sua mais recente produção, o longa O Shaolin do Sertão, tem estreia prevista para novembro/2016. Dentre os diretores mais versáteis da atualidade no cinema nacional, Halder também tem realizado incursões de sucesso no teatro e televisão.

Durval Braga Neto

Durval Braga Neto é economista, especialista em marketing pela FGV, empreendedor, fundador do Parque de Ideias e possui especializações em negócios pela Nova Southeastern University, Coach e facilitador certificado Lego Serious Play por Per Kristiansen, um dos mentores da metodologia Lego. Possui certificações comportamentais DISC e Motivadores Pela TTi Success Insights, além de ser professor de criatividade e aprendizagem baseada em solução de problemas e articulista do Portal Amazônia da rádio CBN.

SOBRE O PMI – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (http://pmi.org)

Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute PMI® é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos. Os associados do PMI® são indivíduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projetos nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.

Um associado do PMI® pode filiar-se a um Capítulo (Chapter), que o colocará em contato com profissionais de sua região que trabalham no campo do Gerenciamento de Projetos. Os capítulos contribuem na missão e nos objetivos do PMI® promovendo o profissionalismo no Gerenciamento de Projetos nos negócios, universidades e organizações profissionais locais. Este profissionalismo é acentuado através das atividades, reuniões e outros programas educacionais.

SOBRE O PMI-CE – PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE CEARÁ CHAPTER

O PMI-CE é o Capítulo regional do PMI no estado do Ceará. Foi fundado em 2003 a partir da união de profissionais que atuam na área de gestão de projetos no estado que tinham como objetivo divulgar as melhores práticas de gerenciamento de projetos.

O Capítulo busca a troca de experiências e conhecimentos entre seus membros, congregando indivíduos e organizações de forma a apoiar o desenvolvimento da profissão em gestão de projetos no estado do Ceará, através da realização de treinamentos, apoio a certificação dos profissionais, seminários, workshops e congressos.

Para maiores informações sobre o PMI-CE acesse: http://pmice.org.br

SERVIÇO: 8º Congresso Cearense de Gerenciamento de Projetos

Período: 29/9 a 1/10

Local: Gran Mareiro Hotel – Rua Oswaldo Araújo, 100, Fortaleza – CE

Informações: http://congresso.pmice.org.br/

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*