26ª edição do Cine Ceará tem recorde de inscritos

FORTALEZA CE - 18 Junho 2015 - Cerimonia de abertura do 25o Cine Ceara em Fortaleza. Foto: Rogerio Resende

FORTALEZA CE – 18 Junho 2015 – Cerimonia de abertura do 25o Cine Ceara em Fortaleza. Foto: Rogerio Resende

Prazo para inscrições vai até 31 de março. Festival acontece de 16 a 22 de junho em Fortaleza

A 26ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema acaba de bater recorde de inscritos. Com inscrições até 31 de março, a expectativa é dobrar o número de curtas e longas inscritos em relação ao ano passado. Até agora, foram recebidas as inscrições de 584 curtas (incluindo 14 estrangeiros, mesmo essa categoria sendo restrita a obras brasileiras), 138 longas – 95 brasileiros e 43 estrangeiros, – além de 7 curtas e 28 longas em movibeta, somando 757 inscrições – 591 curtas e 166 longas.

O festival acontecerá em Fortaleza de 16 a 22 de junho de 2016. São competitivas as mostras Ibero-Americana de Longas-Metragens e Brasileira de Curtas-Metragens. O regulamento pode ser consultado no site www.cineceara.com.

O Cineteatro São Luiz, localizado em frente à Praça do Ferreira, que é um dos principais cartões postais da cidade, recebe novamente as mostras competitivas, entre outras que compõem a programação. Na praça, o Cine Ceará, em parceria com a Secretaria de Turismo do município, vai ampliar a Feira Gastronômica, com food trucks e feira de artesanato, proporcionando um clima ainda mais festivo às noites do Cinema.

NOVIDADES NAS COMPETITIVAS

Podem concorrer na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens filmes produzidos por cineastas da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, nos mais diversos gêneros, em qualquer formato possível de ser projetado digitalmente. A diferença em relação às edições anteriores do Festival é que serão aceitas inscrições de longas com duração a partir de 60 minutos. A prioridade na seleção será para filmes inéditos no Ceará. Serão agraciados com o troféu Mucuripe os vencedores nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz.

A Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens também apresenta uma alteração na duração dos filmes e aceitará inscrições de curtas com até 25 minutos.  Podem participar realizadores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, devendo o trabalho inscrito ter sido produzido a partir de 2015 e não ter participado do processo seletivo da edição anterior do Festival. Nesta mostra, também serão priorizadas na seleção obras ainda não exibidas no estado. Concorrem ao troféu Mucuripe os eleitos pelo júri nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

CINEMA MEXICANO

Com um país ibero-americano homenageado a cada ano, o Cine Ceará contempla este ano o México. Para isso, prepara uma seleção de produções para a mostra especial Cinema Mexicano Contemporâneo, que acontecerá na CAIXA Cultural Fortaleza.

O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.

b0a36fdf-f998-47d5-b669-37786749b80a

SERVIÇO

26° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema – Inscrições abertas de 2 de fevereiro a 31 de março para as mostras competitivas desta edição, que acontecerá de 16 a 22 de junho de 2016. Informações: www.cineceara.com. E-mail: [email protected]. Tel: (85)3055-3465.

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*