Últimas semanas: Exposição Afetos Urbanosfica em cartaz até 12 de setembro no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC)

A mostra fotográfica e projeto dos artistas Marília Oliveira e Régis Amora festejam os 10 anos do ECC e motivam olhares sobre experiências renovadas pelo Centro histórico de Fortaleza

 unnamed (14)

Convidado para as comemorações dos 10 anos do Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC), o projeto Afetos Urbanos, executado pelos artistas-fotógrafos Marília Oliveira e Regis Amora, mantém desde o dia 13 de julho a exposição de 25 fotografiasem que tecem loas ao Centro histórico da cidade de Fortaleza, vídeos documentais com entrevistas informais, lembranças cotidianas de personagens que habitam e vivenciam o espaço do entorno da Agência Central dos Correios em Fortalezae outras intervenções em diversas linguagens artísticas, entre oscadernos de anotações, planejamentos e observações dos artistas.
As visitações da mostra se encerram no próximo dia 12 de setembro, podendo ser agendados acompanhamentos por guias ou integrações de grupos pelo fone (85) 3255-7142, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. No local da mostra,um grande painel recebe interações diárias do público visitante, que amplificam as experiências.

Entre outras ações com o patrocínio dos Correios, como oficinas e palestras, a exposição Afetos Urbanostrafega e revelaa renovação deolhares em torno do bairro e seus usuários,também em um livro homônimo (lançado no dia 18 de agosto,noAuditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura) e gratuitamente ofertado a quem conferir a mostra no ECC, aberta até o segundo sábado de setembro. Nas 80 páginas da publicaçãocom projeto gráfico assinado pela também artista visual Maíra Ortins, as imagens pela dupla de artistascom informações gerais sobre o projeto; colaborações em grafite e estêncil pelo grupo Acidum Project e seis contos fotográficos de Marília Oliveira e Régis Amora com interpretações visuais do Centro e seus figurantes, além de textos da jornalista e fotógrafa Iana Soares e do curador da exposição, Fernando Jorge.

unnamed (15)O projeto “Afetos Urbanos” ainda se conecta pelo mundo através do site www.afetosurbanos.com.br, no qual a versão digital do livro já se encontra, juntamente com atualizações constantes das colaborações abertas ao público em postagens de registros em torno da temática das vidas pelo Centro de Fortaleza, enviadas ao Instagram da mostra com a hashtag #afetosurbanos. O site disponibiliza ainda material educativo para download, que tem foco na utilização por escolas de ensino fundamental e médio, como demais interessados no conteúdo desenvolvido especialmentepela educadora e mestra em filosofia Luana Diogo, sob design de Eduardo Oliveira. Ainda durante a execução das oficinas fotográficas ‘Percursos Visuais’, realizadas nos dias 1º e 08 de agosto, “surgiu a idéia de apresentarmos o resultado das imagens produzidas no Centro pelos alunos em um zine virtual”, remete Regis Amora. “Batizado de ‘Lado B’, exatamente por trazer um outro lado dos ‘Afetos Urbanos’, o zine, que conta com arte e design feito colaborativamente com os alunos, deve ser lançado virtualmente no site do projeto no dia 10 de setembro e ficará à disposição para leituras e downloads”, avisa Marília Oliveira.

 

Saiba mais sobre os artistas do projeto Afetos Urbanos:

 

Régis Amora – Diretor de Comunicação do Ifoto. Membro fundador do Descoletivo. Facilitador de Cursos/ Oficinas de Fotografia. Participou de exposições individuais e coletivas em Fortaleza, além de trabalhos expostos na Paraíba (Pomar de Corpos), Espanha (Corpos) e Portugal (Para Jablonsky, uma cidade). Teve trabalhos publicados nos jornais O Povo, Jornal da Paraíba, Revista Digital Photographer Brasil e Revista Olho de Peixe. Experimenta, ainda, a linguagem do audiovisual. Com o Descoletivo, participou do Festival Encontros da Imagem, em Portugal, em setembro de 2014, com exposição no Museu Pio XII.

Marília Oliveira – Diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará -, onde ministra cursos de fotografia básica e desenvolve atividades educativas e de fomento e difusão da fotografia. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana trazendo à rua exposições itinerantes. Participa da publicação fotográfica Olho de Peixe, pioneira no Ceará, atualmente em sua terceira edição. Investe em pesquisa etnográfica desde 2007 acerca da infância em situação de risco, mapeando o estado do Ceará através das experiências cotidianas de crianças socialmente vulneráveis e vítimas de violência. Participou dos Encontros de Agosto de 2013, com o trabalho “Francisco e Eu”. Integrou exposições coletivas no Centro Cultural Dragão do Mar, Memorial da Cultural Cearense, UECE, Etufor, Travessa da Imagem, SESC e no Museu Pio XII em Braga, Portugal – no festival Encontros da Imagem, junto ao Descoletivo –, e em João Pessoa, Paraíba, no Festival Mundo.

 

SERVIÇO: Exposição e lançamento livro Afetos Urbanos

 

Visitação diária: Até 12/09/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.

Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).Telefone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255-7142

Site: www.afetosurbanos.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/events/1437997736525109/

About Philippe Felix

Formado em Administração com especialização em Marketing, é Fundador e Diretor Geral das revistas eletrônicas NordesteVIP e VamoViajar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*