Ministério da Cultura apresenta Razões Para Ser Bonita em Fortaleza

11759482_10207281378941882_1913270850_n

Com Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado e Aline Fanju

A obsessão da sociedade moderna pela aparência é o tema da peça que encerra uma trilogia do dramaturgo americano Neil LaBute, considerado um dos principais autores do teatro contemporâneo. Com direção de João Fonseca, diretor premiado e conhecido por fazer montagens criativas com uma dinâmica cênica ousada e altamente expressiva, Razões para ser bonita volta a Fortaleza, a convite da Procult, nos dias 1 e 2 de agosto, sábado às 21 horas e domingo às 20 horas, no Teatro Riomar.
 
Depois de uma trajetória de sucesso na Broadway, com prêmios e indicações dos principais prêmios teatrais americanos (Tony Award para melhor peça, ator e atriz em 2009), a montagem original do espetáculo também foi um grande sucesso de público e crítica na cidade de Londres.

A montagem brasileira estreou no Brasil em 2012, em São Paulo, no Teatro Vivo. Na sequência cumpriu temporada no Rio de Janeiro, no Teatro dos Quatro, e logo após voltou a São Paulo, no Teatro Frei Caneca, ficando em cartaz até julho de 2013. Fez ainda nova temporada carioca no Teatro Clara Nunes, em 2014, e desde então diversas capitais brasileiras passaram a receber a peça, sempre com grande sucesso de público.

A história
Com inteligência, a comédia aborda criticamente a importância das “embalagens” no mundo contemporâneo, fala do excesso de julgamentos que fazemos dos indivíduos à nossa volta, e demonstra o quanto o padrão de beleza vigente pode conduzir, não só o cotidiano, como também influenciar decisões importantes nas vidas das pessoas.

O texto narra uma história marcante sobre a relação entre quatro amigos que demonstra quanto o padrão de beleza vigente pode fazer sofrer e provocar angústias.

Steph (Ingrid Guimarães) fica sabendo que seu namorado Greg (Gustavo Machado), comentou com um amigo que acha o rosto dela “apenas comum”. Steph fica transtornada e termina a relação com Greg por não suportar conviver com um homem que não a ache bonita. A partir daí, uma sucessão de discussões e cenas bem humoradas faz com que Greg veja o seu mundo desabar.
Enquanto isso, Leo (Marcelo Faria), o melhor amigo de Greg, se divide entre achar o máximo namorar uma mulher linda, Carla (Aline Fanju), e ter um caso com uma menina mais jovem e ainda mais linda. Carla, que é amiga de Steph, enfrenta as dificuldades de ser uma mulher muito bonita.

Todos na peça, de alguma forma, estão presos ao modelo que valoriza o poder da beleza e da juventude. A identificação dessa história com o público é imediata, pois retrata a realidade de um mundo onde a aparência física é usada como principal ferramenta para definirmos quem somos e o que pensamos dos outros.

Ficha Técnica:
Texto: Neil LaBute
Direção: João Fonseca
Tradução e Adaptação: Susana Garcia
Elenco: Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado, e Aline Fanju
Iluminação: Daniela Sanchez
Cenário: Fernando Mello da Costa
Figurinos: Antonio Medeiros
Produção musical: Ricardo Leão
Programação Visual: Rene Machado
Fotos Estúdio: Nana Moraes
Preparação vocal: Rose Goncalves
Designer de lutas: Dani Hu
Direção de Produção: Chaim Produções
Produção Executiva: Astrid Guimarães
Assistente de Produção: Júnior Morais
Produção Local: Mario Alves – PROCULT
Apresentado por: Ministério da Cultura
Transportadora Oficial Avianca.

SERVIÇO
Razões para ser bonita
Elenco: Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado, e Aline Fanju
Teatro RioMar – Rua Lauro Nogueira, 1500 loja 3001 – L3 – Papicu
Dias 1 e 2 de Agosto
Sábado 21h – Domingo 20h

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*