Luana Piovani estreia musical infantil em Fortaleza no Teatro Via Sul

LUANA ARTE CORRETA

Em sua quarta produção infantil, a atriz Luana Piovani repete a bem-sucedida parceria com Gabriel Villela, apresentando pela primeira vez em Fortaleza, o musical infantil “Mania de Explicação”, nos dias 7 e 8 de fevereiro, às 17h, no Teatro do Shopping Via Sul.

O Musical “Mania de Explicação” com canções de Raul Seixas é uma adaptação para o palco do livro de mesmo nome de Adriana Falcão. Com o objetivo de despertar a sensibilidade e a curiosidade de enxergar a vida a partir de vários ângulos e perspectivas, o espetáculo é a porta de entrada de um mundo lúdico e cheio de questionamentos, onde as palavras e seus significados podem levar os espectadores a uma aventura filosófica impulsionada pelos sentimentos.

FOTO - CAIO GOLUCCI (6)

“A originalidade contida no livro de Adriana está exatamente no fato de ela ter um conceito de síntese muito grande sobre as aventuras de uma criança que pergunta tudo, na graça com que ela concebe as palavras dessa criança inspirada no personagem original, que é a filha dela”, afirma Luana Piovani.

“Levamos para cena várias funções que as artes cênicas reúnem debaixo das suas asas, a dança, o canto e as artes plásticas, uma vez que os figurinos e o cenário dos meus espetáculos costumam ser muito bem elaborados, muito bem acabados, detalhados. E nós sabemos que os deuses do teatro moram nos detalhes”, explica o diretor Villela.

Em 2014, o musical recebeu o troféu de Melhor Espetáculo Infantil no Prêmio Arte Qualidade Brasil, em São Paulo. A atriz Luana Piovani já encenou as peças: Alice no País das Maravilhas (2003), O Pequeno Príncipe (2006) e O Soldadinho e a Bailarina (2010). O musical já passou pelos estados der Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e São Luís.

Na obra, indicada como leitura essencial na maioria das escolas do Brasil, interage com a natureza. “A transposição para o teatro ficou muito bonita, com uma linguagem que incorpora mundos opostos. Os pais devem ver o teatro como uma arte capaz de construir metáforas transformadoras para as crianças”, disse Luana.

Sobre o espetáculo

A história de Isabel (Luana Piovani), uma menina de 12 anos que tem mania de explicação, desconstrói o significado de palavras do dia a dia para reconstruí-las à sua maneira. Aguçada pela curiosidade da descoberta e motivada pela infinita fonte de desdobramentos que as palavras causam como efeito em seus pensamentos, Isabel não se cansa de tentar decifrar o mundo a sua volta. Uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa.

Sobre Trilha Sonora

As canções, de autoria de Raul Seixas, são executadas ao vivo pelos atores, acompanhados de uma  trilha  composta  especialmente  para  a  montagem e arranjos originais de Ernani Maletta, que a assina a direção musical do espetáculo.

“Usamos canções do Raul que até outrora tiveram impacto de contraste durante o regime de exceção que vivemos na década de 70, mas hoje elas ilustram, elas colorem o pensamento da nossa protagonista, uma menina iconoclasta, que não se enquadra nos padrões normais de perguntas e respostas de uma criança da sua idade”, completa Luana Piovani.

Ficha Técnica:

Gabriel Villela assina a direção, cenário e figurinos da montagem, que conta ainda com Ernani Maletta na direção musical e traz no elenco, além de Luana, os atores, Ivan Vellame, Janaina Azevedo, Beth Lamas, Luiz Araújo e Diogo Almeida.

Informações para Imprensa e Entrevistas:

Ágora Comunica e Relaciona

Vicente Araújo – Sócio e Jornalista

085 8636 8044 ou 088 9654 5535

[email protected]

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*