Inscrições abertas para o 22° FNT de Guaramiranga

teatro

 O FNT acontece em setembro, com o patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro

A cena teatral nordestina se prepara para o 22° FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 05 a 12 de setembro de 2015 na cidade serrana cearense. As inscrições já estão abertas para a MOSTRA NORDESTE e MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA, podendo ser realizadas até o dia 11 de maio. Os editais estão disponíveis no site: www.agua.art.br.

O lugar do teatro” é o tema do 22° FNT, que convidará os participantes e o público a uma reflexão sobre o potencial do teatro para o desenvolvimento das cidades. Com foco em seus desafios, o Festival, que é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), elege anualmente um tema inspirador, que parte de uma inquietação geralmente nascida nos debates que realiza e que aponta seus novos rumos.

MOSTRA NORDESTE

O FNT promove a MOSTRA NORDESTE, carro-chefe do Festival, com o objetivo de ampliar a abrangência regional e valorizar a diversidade da produção teatral nordestina. Ela é aberta a grupos e companhias teatrais dos nove estados da região. A Comissão de Seleção, formada por três convidados e pela Coordenação Geral do Festival, selecionará no mínimo sete espetáculos, seguindo, para fins de qualificação da Mostra, o conceito presente no tema desta edição.

Aos grupos selecionados para a Mostra Nordeste, o FNT disponibilizará transporte Fortaleza‐Guaramiranga‐Fortaleza,  hospedagem  e  alimentação  para  todos os participantes pelo período de três dias e, para  dois representantes de cada grupo, por todos os dias do evento (05 a 12 de Setembro). O cachê será acordado entre a direção do festival e cada grupo selecionado para a Mostra Nordeste. A divulgação dos selecionados deverá ocorrer até o dia 30 de maio.

O FNT não é competitivo, mas o público vota na Mostra Nordeste para eleger o Melhor Espetáculo, que será agraciado com o troféu Beija-Flor e prêmio de R$ 5 mil.

MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA

Fomentar a produção artística no meio universitário da região Nordeste e apresentar o que nele é produzido teatralmente é o objetivo do FNT com a MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA. Podem ser inscritas apresentações teatrais frutos de trabalhos acadêmicos (Projeto de Extensão, Pesquisa ou Disciplina), em nível de graduação, assim reconhecidas pela Direção da Instituição de Ensino e/ou Coordenação de Curso a qual pertencem, de escolas de nível superior em Artes Cênicas ou Teatro devidamente credenciadas pelo MEC.

Para esta mostra cada grupo só poderá inscrever no máximo um espetáculo, que deverá ter entre 20 e 60 minutos. As esquetes ou peças inscritas poderão ser inéditas, publicadas ou já apresentadas em outros festivais. A Curadoria, composta por professores da área de Artes Cênicas, anunciará os selecionados até o dia 11 de junho.

O FNT disponibilizará aos selecionados da MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA, hospedagem e alimentação para, no máximo, 06 integrantes por grupo, incluindo direção e técnica, nos dias em que forem acordados entre a direção do festival e cada grupo. Não há cachê para os participantes desta mostra.

O FNT

Chegando à 22ª edição, o FNT está inserido entre os grandes eventos do gênero realizados no Brasil, sendo reconhecido como importante polo de difusão, circulação e formação. A diversidade de sua programação lhe confere, ao mesmo tempo, caráter de singular espaço de promoção e acesso à produção teatral nordestina e eficaz instrumento para o desenvolvimento cultural do Maciço de Baturité, a cerca de 100 km de Fortaleza, onde se localiza.

O FNT 2015 é realizado pela AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult – Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Patrocínio da Oi. Apoio do Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Secretaria de Turismo.

SERVIÇO 

22º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Inscrições até 11 de maio de 2015 para a Mostra Nordeste e Mostra Nordeste Universitária. O 22º FNT acontecerá de 05 a 12 de setembro em Guaramiranga/CE. Contatos: (85)3321-1405, [email protected]. Sites: www.fntguaramiranga.com.br e www.agua.art.br.

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*