Fortaleza e Crato recebem o 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) que destaca a cena paraibana

Flor de Macambira  por Anderson Silva

Com espetáculos, show e oficinas de Elaboração de Projetos, esta edição do FTB acontece também nos estados do Pará, Espírito Santos e Alagoas.

Entre as atrações, “Silêncio Total”, com Luiz Carlos Vasconcelos, e show de Chico César

Apresentações teatrais, em palco e rua, Ciclo de Dramaturgos, workshops, residência artística e show de Chico César marcam o 17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) que chega aoCeará com programação simultânea em Fortaleza e Crato, de 18 (início da residência no Crato) a 29 de agosto. Esta edição tem como destaque a Cena Paraibana e acontece este mês também em cidades do Pará (Belém e Marabá).   Em setembro chegará ao Espírito Santo (Linhares) e Alagoas (Maceió). Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, através do seu programa Petrobras Premmia, o FTB tem programação gratuita em todos os estados e destaca-se pelaabrangência, penetração e respaldo, sendo reconhecido como um dos festivais mais importantes da cena teatral brasileira. 

O Festival do Teatro Brasileiro é um projeto de intercâmbio interestadual, singular no país, que a cada edição seleciona espetáculos de diferentes segmentos da produção cênica de um determinado Estado e os apresenta em outras cidades do país. Criado em 1999 em Brasília por Sérgio Bacelar, o FTB surgiu como Mostra de Teatro da Bahia. Na terceira edição, em 2002, assumiu a conotação nacional, mantendo o foco na cena baiana. A partir do ano seguinte, teve cada edição centrada na cena teatral de um estado.

O projeto já contemplou as Cenas Baiana, Pernambucana, Mineira, Cearense, Gaúcha, Paranaense e Cena DF, levando companhias e coletivos teatrais desses estados para apresentações de seus espetáculos para públicos de outros estados e regiões, promovendo um rico intercâmbio de norte a sul, em um vaivém cênico por capitais e outras cidades de todo o país. O festival já aportou em cidades do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Ceará, Maranhão e Acre.

 Silêncio Total - Luiz Carlos Vasconcelos

Em 2010 a Cena Cearense esteve em Minas Gerais e Espírito Santo, com apresentações de alguns dos mais representativos grupos do estado. Para Rogério Mesquita, do Grupo Bagaceira de Teatro, foi de grande importância fazer parte desse mosaico do teatro cearense, levado a Belo Horizonte e Vitória pelo FTB. “É muito valioso o encontro com novos públicos e para o Bagaceira foi uma experiência muito importante“. Rogério destaca ainda o valor do Festival por mostrar para o país como é rica a produção de cada estado. “O que é bonito é exatamente isso, a diversidade de cada estado e foi muito bom pra gente fazer parte desse projeto”.

Ao longo de 16 edições o FTB já realizou 631 apresentações de 179 espetáculos selecionados, com público superior a 245 mil espectadores. Um total de 44.900 crianças e jovens da rede pública de ensino participou das atividades educativas e cerca de 2.090 pessoas frequentaram as oficinas.  Foram mais de 2.350 empregos temporários gerados até a edição de 2014.

Com inúmeras possibilidades de se mostrar um recorte da produção de um estado em outros cantos do país, o FTB é um projeto modular, que já tem seus objetivos traçados até o ano de 2018. É portanto, um projeto que exerce um importante papel com suas ações de complementação de política de estado.

Cena Paraibana

Esta é a segunda vez que o FTB acontece no Ceará, que em 2009 recebeu a Cena Baiana, em edição também realizada no Maranhão. Agora, em 2015, os mais representativos grupos e coletivos teatrais da Paraíba estarão nos quatro estados que recebem o 17° FTB, representando um rico intercâmbio das artes cênicas paraibana com público e artistas das cidades que recebem a programação.

Em Fortaleza entram em cena: Coletivo de Teatro Alfenim (“Memórias de um cão” e “Brevidades“), Coletivo Tanz (espetáculo de rua “Terreiro Envergado“), Agitada Gang – Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba (“Como nasce um cabra da peste“), Piollin Grupo de Teatro (“Silêncio Total“, solo de Luiz Carlos Vasconcelos como palhaço Xuxu) e o Grupo de Theatro Engenho Imaginário (“Zé Lins – O pássaro poeta“).

Os 05 (cinco) grupos encenam 06 (seis) espetáculos, somando 09 (nove) apresentações teatrais nos seguintes locais: Teatro Carlos Câmara, Theatro José de Alencar, Cuca Mondubim, Instituto Beatriz e Lauro Fiúza – IBLF, Cuca Barra, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Cuca Jangurussu e Anfiteatro do Centro Dragão do Mar.

Na capital cearense haverá ainda show de Chico César na Concha Acústica da UFC, Ciclo de Dramaturgos na Vila das Artes e Workshop de Elaboração de Projetos para Editais no Foyer do Theatro José de Alencar.

Para o Crato seguem: Companhia Oxente (“Anáguas“), Coletivo Ser Tão Teatro (espetáculo de rua “Flor de Macambira“) e Grupo Teatro Bicorna (“Esparrela“). As apresentações na cidade da Região Metropolitana do Cariri serão realizadas no Centro Cultural do Araripe (Rffsa), Sesc-Crato e Praça Bicentenário. Um Workshop de Elaboração de Projetos Culturaisacontecerá na sede do Grupo de Reisado da Mestra Mazé de Luna.

Ciclo de Dramaturgos

Um dos eixos do festival é o Ciclo de Dramaturgos, que acontecerá simultaneamente em Fortaleza e Crato, de 24 a 28 de agosto, respectivamente na Vila das Artes e na Galeria da Rffsa. Para cada cidade foi escolhido um dramaturgo paraibano para gerir essa troca com dramaturgos cearenses. Sob a coordenação de Sérgio Bacelar, o festival tem sua programação elaborada em parceria com representantes da classe cênica do estado anfitrião.

Para o Ciclo de Dramaturgos em Fortaleza o convidado é Paulo Vieira, dramaturgo, ator, diretor e professor no Departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPb). No Crato, a atividade terá a participação de Astier Basílio, poeta, ficcionista e dramaturgo jornalista, poeta e dramaturgo pernambucano radicado na Paraíba. Paulo Vieira e Astier vão conversar sobre seus textos, criações, métodos criativos e praticar exercícios com os participantes. Os interessados devem se inscrever por meio do site do FTB.

Terreiro Envergado_foto Thercles Silva (5)

Elaboração de Projetos

No  dia 29 de agosto, o FTB realiza em Fortaleza o Workshop de Elaboração de Projetos para Editais, conduzido por Sérgio Bacelar, idealizador e coordenador do Festival. Com base no estudo do IV Edital do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, a atividade tem por objetivo avaliar estratégias de singularidade e competitividade de propostas.

Serão abordados os seguintes eixos: politica cultural da Petrobras Distribuidora; avaliação do edital de 2014/2015; sigularidade das propostas; competitividade; alinhamento das propostas com as diretrizes das políticas cuturais. O workshop contará com a participação de Eliane Coelho, da Gerência de Patrocínio da Petrobras Distribuidora e acontecerá das 9h às 12h o Foyer do Theatro José de Alencar.  As inscrições devem ser feitas pelo site do festival.

No Crato, a programação do FTB contará com um Curso de Elaboração de Projetos Culturais, ministrado por Joelmir Pinho, administrador com atuação em áreas como políticas públicas e gestão social. A atividade acontecerá nos dias 22, 23, 28 e 29, das 13h às 17h e nos dias 26 e 27 das 17h às 21h30 na sede do Grupo de Reisado da Mestra Mazé de Luna.

Atividades Pedagógicas no Crato

Um importante eixo do festival é ligado a educação.  Visando a sustentabilidade e a formação de novas plateias em cada município, a atividade promoverá um mergulho na peça “Flor de Macambira” – texto de Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro, livremente inspirado na obra Coronel de Macambira de Joaquim Cardozo, com a direção de Christina Streva.

Essa atividade de formação de plateia acontecerá em três movimentos, posteriores a seleção e capacitação, de 08 (oito) arte educadores em de 12h de atividades. Em um primeiro momento, os arte educadores farão atividades de 2h/aulas com mais de 800 alunos de escolas públicas, de 11 a 14 anos, aplicando jogos. O objetivo é ampliar os horizontes de percepção. O segundo momento será a apreciação do espetáculo “Flor de Macambira“, que o Ser Tão Teatro apresenta especialmente para as escolas nos dias 26 às 15h e 27 às 9h, na Praça Bicentenário. Depois dessa programação, os arte educadores retomam o contato com os alunos para mais 1 aula para mais jogos e  avaliações.

Parte desses alunos participará ainda de Cenas Curtas, uma ação de continuidade do projeto. Duas das escolas terão 30h/aula, onde serão transmitidas noções de dramaturgia. Seguidas de atividades de criação de textos cênicos, práticas de jogos e encenação. A ideia é estimular a formação de grupos de teatro nas escolas.

Ainda no Crato, os três coordenadores do FTB, Fernanda Paquelet, Glauber Coradesqui e Sergio Bacelar, ministrarão a oficina “Oficina de Idealização e Gestão de Projetos Culturais“. Com 20 horas/aula, a atividade será destinada aos alunos do Curso Técnico em Gestão Cultural, que é sediado na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

Residência Artística

A partir deste ano o Festival realiza Residência Artística atividade que acontecerá somente no Crato. Com o tema “Caçuá de Memórias a serem Compartilhadas”, a Cia. Oxente, da Paraíba vai trocar experiências com atores e grupos de teatro da cidade, com quem conduzirá vivências práticas e diálogos teóricos. Será também um mergulho nas linguagens metodológicas dos trabalhos cênicos adotados por cada grupo, pela busca do trabalho mais profissional dos artistas envolvidos e, paralelo a tudo isso que se concretize em crescimento, sobretudo, pessoal, social e cultural.  

Quem faz

Apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Petrobras, através do seu programa Petrobras Premmia, o 17° FTB é umarealização da ALECRIM e Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. Co-Realização no Crato:  Prefeitura do Crato, via Secretaria de Cultura. Apoio Cultural: Teatro Carlos Câmara, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Teatro SESC Adalberto Vamozi, Instituto Teatro Público, Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Educação, Vila das Artes e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secutfor). Apoio Institucional: Ocupação Benfica, EPUCA, Beatos, Rede Cuca, Prefeitura de Fortaleza, via Coordenadoria da Juventude, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura. Produção: Quitanda das Artes, Cinco Elementos e Messin Eventos.

O FESTIVAL ANO A ANO

1999 – 1ª edição – Mostra de Teatro da Bahia – DF (Brasília)

2000 – 2ª edição – Mostra de Teatro da Bahia – DF (Brasília)

2002 – 3ª edição – Festival Brasileiro de Teatro (FTB)  – Cena Baiana – DF (Brasília)

2003 – 4ª edição – Cena Pernambucana – DF (Brasília e cidades vizinhas)

2005 – 5ª edição – Cena Mineira – DF

2007 – 6ª edição – Cena Mineira – RJ

2008 – 7ª edição – Cena Baiana – PE – Início do patrocínio da Petrobras

2009 – 8ª edição – Cena Pernambucana – Em SE e BA – com patrocínio da Petrobras

2009 – 9ª edição – Cena Baiana – CE e MA – com patrocínio da Petrobras

2010 – 10ª edição – Cena Cearense – MG e ES – com patrocínio da Petrobras

2011 – 11ª edição – Cena Mineira – SP, PR e RS – com patrocínio da Petrobras

2012 – 12ª edição – Cena Gaúcha – DF e Goiás – com patrocínio da Petrobras

2012 – 13ª edição – Edição especial de Arte de Rua – DF

2013 – 14ª edição – Cena DF – MS

2013 – 15ª edição – Cena Paranaense – RS e SP – com patrocínio da Petrobras

2014 – 16ª edição – Cena Baiana AC, MT, ES e SP – com patrocínio da Petrobras

SERVIÇO

17° Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – De 24 a 29 de agosto em Fortaleza e Crato. Informações: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br. Facebook: Festival do Teatro Brasileiro.Twitter:  ftbrasileiro. Instagram: ftbrasileiro.  Tel: (85)3235-4063 (Quitanda das Artes).

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*