Focus Cia de Dança apresenta ‘As canções que você dançou pra mim’

????????????????????????????????????

O espetáculo inspirado na obra de Roberto Carlos fica em cartaz de 16 a 18 de outubro, no Teatro Dragão do Mar.

Por meio do patrocínio dos Correios, o espetáculo ‘As canções que você dançou pra mim’, da Focus Cia de Dança, dirigido por Alex Neoral, faz curta temporada no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, dias 16, 17 e 18 de outubro. Prestes a completar 250 apresentações, assistido por mais de 80 mil pessoas dentro e fora do Brasil, a montagem, que já está quatro anos em cartaz foi eleito entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Uma das principais companhias da atualidade na cena brasileira, a Focus Cia. de Dança é patrocinada pela Petrobras.

Tem iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia As canções que você dançou para mim. Alex Neoral – que em 2014 realizou o inigualável Saudade de Mim, a partir da obra de Portinari e Chico Buarque – se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar a montagem que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.

Além de Alex Neoral, que também faz parte do elenco, estão Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.

A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da cia. cantava músicas do rei onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum”, conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. “Uma canção  vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa Alex.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As canções que você dançou para mim. Para Alex o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis. 

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.  

Oficina – Além das apresentações, o grupo também irá realizar em Fortaleza no Porto Iracema das Artes , dia 17 de outubro (sábado), das 14 às 17 horas, uma oficina de Dança Contemporânea totalmente gratuita. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro com o envio do currículo para o e-mail [email protected]. O público-alvo é de bailarinos profissionais.  Os selecionados serão comunicados via e-mail no dia 13de outubro.

A companhia

A Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, que completa 15 anos em 2015, foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório 12 peças coreográficas, dentre as quais Ímpar, 3 Pontos…, Dente de Leite e o recente Saudade de Mim 

Em 2010 e 2011, a Focus apresentou-se em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon. Seu itinerário internacional inclui destinos como Nova York e Washington/EUA, Porto/Portugal, Torino/Itália, Stuttgart/Alemanha e Panamá. No Brasil,  já levou espetáculos para mais 80 cidades.  

Seus trabalhos já foram indicados entre os melhores do ano por veículos como o Jornal do Brasil e O Globo. No ano de 2012, o júri especializado do Guia da Folha de São Paulo elegeu As canções que você dançou pra mim como uma das três melhores montagens daquela temporada pela originalidade e simplicidade da proposta. 

Alex Neoral é o idealizador, fundador e diretor da cia. Ele também é o coreógrafo que através desse grupo pode experimentar suas primeiras danças. Alex começou a dançar aos 15 anos. Como bailarino integrou Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou – Carlota Portella. Paralelo a ser intérprete de outros diretores, sempre tentou manter ativo o impulso criativo já fundando a Focus Cia de Dança em 1997. Como coreógrafo criou trabalhos para importantes grupos como São Paulo Cia de Dança, Teatro Bolshoi no Brasil, City Dance Ensemble (Washington DC), entre outros. Trabalha no carnaval carioca há cinco anos e hoje coreografa a comissão de frente da Unidos da Tijuca que, este ano, tirou nota máxima do júri. Foi o responsável pelas coreografias e direção de movimento de “Rock in Rio – o musical”, “Cazuza – pro dia nascer feliz” e “Palavra de Mulher”. 

SERVIÇO:

Espetáculo “As canções que você dançou pra mim”  Focus Cia de Dança

Direção e coreografia: Alex Neoral

Dias 16, 17 e 18 de outubro – sexta a domingo às 20h

Local: Teatro Dragão do Mar – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza

Horário de funcionamento da bilheteria: terça a domingo de 14h às 20h

Informações: (85) 3488 8600

Ingressos: 20,00 (inteira) | 10,00 (meia)

Vendas antecipadas partir do dia 01/10

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 269 lugares

Duração: 55 minutos

Acesso completo para portadores de mobilidade reduzida.

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*