Projeto Solo Música recebe violonista Marco Pereira dia 22 de abril

vio

Já tem nova data a apresentação do violonista Marco Pereira em Fortaleza. O músico estará, no próximo dia 22, na Caixa Cultural, dando continuidade ao Projeto Solo Música. Seu show, anteriormente marcado para o dia 1º de abril, foi cancelado em decorrência da forte chuva que caiu na data e causou alguns problemas técnicos no prédio.

Marco é violonista de formação erudita e estudou com o mestre uruguaio Isaías Sávio. Com uma longa carreira, vencedor de concursos internacionais, ele compôs obras para violão e orquestra. É reconhecido por sua dedicação à música popular brasileira, na qual se projeta como um dos principais divulgadores e intérpretes da atualidade.

Na Capital cearense, ele vai mostrar um repertório bem brasileiro, formado por clássicos da MPB, além de composições próprias. Há clássicos como Eu sei que vou te amar, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, Ternura, de K-Ximbinho e Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso. Há, também, obras compostas para violão, como Pixinguinha, do movimento da Suíte Retratos de Radamés Gnatalli, além de Canto de Ossanha e Consolação, ambas da série Afrosambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Marco Pereira mostra, ainda, sua homenagem a Dorival Caymmi, apresentando em forma de suíte as canções praieiras A lenda do AbaetéA jangada voltou só e É doce morrer no mar.

A dedicação de Marco o faz seguir a longa tradição do violão brasileiro, de nomes como João Pernambuco, Garoto, Baden Powell, Paulinho Nogueira, Raphael Rabello, entre outros. Para o produtor do projeto Solo Música, Álvaro Colaço, Marco Pereira é um dos principais violonistas da atualidade. “Em seus trabalhos, ele sempre enfatizou a beleza e a riqueza da MPB. Ele é, de certa forma, herdeiro da tradição do violão brasileiro de Baden Powell, de Garoto e mesmo Villa-Lobos”, enfatiza Colaço.

Marco Pereira: Natural de São Paulo, Marco viveu na França, onde fez mestrado pela Université Musicale Internationale de Paris e defendeu tese no Departamento de Musicologia da Universidade de Paris-Sorbonne. Na Espanha, obteve prêmios no Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e no Concurso Francisco Tárrega (Valência). Em 1986, recebeu um convite da Universidade de Brasília (UnB) para criar os cursos de Violão Superior e Harmonia Funcional. Em 1990, por um convite do Departamento de Composição da UFRJ, mudou-se para o Rio de Janeiro. Sua discografia é composta por dois LPs e dezesseis CDs.

Serviço:

Solo Música – Marco Pereira 
Data: 22 de abril de 2014 (terça-feira)
Horário: 20 horas
Duração: 80 minutos
Local: Teatro da CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema – Fortaleza (CE)
Classificação etária: 10 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas no dia do espetáculo, a partir das 10 horas
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
 Informações: (85) 3453-2770

Assessoria de Imprensa Solo Música – Capuchino Press

Renata Benevides (85) 8130.3264

Karla Rodrigues (85) 8130.3177

Evelane Barros (85) 8130.2947

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*