Programação de Julho do Espaço O POVO de Cultura & Arte

povooo

Entrevista Aberta

40 anos do grupo Quinteto Agreste.

Para comemorar os 40 anos de trajetória do Quinteto Agreste, o Entrevista Aberta conversa com alguns de seus fundadores e integrantes atuais sobre a trajetória pioneira do grupo cearense. Durante o bate-papo, os músicos farão um passeio pela memória musical do grupo.

Convidados:  Mário Mesquita, Tarcísio Lima, Makito Vieira, David Silvino e Ademir do Vale.

Mediação: Nelson Augusto, jornalista, editor de conteúdo do site www.nelsons.com.br e da radio.nelsons.com.br

Data:  16 de julho  (quarta-feira)

Horário: 19 horas

Entrada franca

LANÇAMENTOS

Boto cinza cor de chuva. Livro infantil do escritor Raymundo Netto que conta a história de uma amizade aparentemente impossível: a do pescador-menino Pedro com um boto-cinza. O grupo Casa do Conto participa do lançamento contando a história do livro e divertindo as crianças.

Data: 19 de julho (sábado)

Horário: 17 horas

Entrada Franca

A caçadora de borboletas, da ilustradora e arquiteta Luciene Lobo, e O outro lado do medo,  do ilustrador Karlson Gracie. Livros-imagens, cuja leitura das narrativas se dá a partir das ilustrações. A caçadora de borboletas revela a delicadeza das memórias da infância. O outro lado do medo mostra que os medos das crianças podem se transformar em brincadeira e diversão. Na ocasião, a cantora Jord Guedes fará um pocket-show com temática voltada para a infância.

Data: 26 de julho (sábado)

Horário: 17 horas

Entrada franca

Leituras em Prosa e Verso

Raça e gênero na literatura afro-brasileira.

Neste encontro, Vânia Vasconcelos, escritora, pesquisadora e professora da Uece, abordará a contribuição das escritoras afro-brasileiras contemporâneas para as significativas mudanças de paradigmas relacionados às mulheres afrodescendentes.

Mediação: Fernanda Coutinho, professora do curso de Letras da UFC, organizadora, em parceria com a profa. Vera Moraes, de Clarices: 90 anos de nascimento, 50 anos de Laços de família (2012).

Data:  24 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Entrada franca

Email: [email protected]

O POVO Conta Histórias*

O grupo de contadores de história, CASA DO CONTO, recebe no Espaço O POVO alunos de escolas públicas e privadas, além de instituições que trabalham com crianças e adolescentes.

Data: 25 de julho  (sexta-feira)

Horário: às  14 horas

(*) Para grupos previamente convidados.

Café-Clube de Leitura

Um passeio pelo mundo dos livros e da literatura num encontro que tem como objetivo fortalecer o gosto e o prazer pela leitura. Consulte os livros indicados no Café e participe da página do grupo no Facebook: “Café-Clube de Leitura O POVO”.

Mediadoras: Inês Cardoso, professora da UFC, Cleudene Aragão, professora da Uece, e Vânia Vasconcelos, escritora e professora da Uece.

Data: 25 de julho  (sexta-feira)

Horário: 18h30min

Entrada franca

Encontro de blogueiros

Tema: Diversidade sexual e web: Perdas e ganhos da visibilidade.

Convidados:  Verônica Guedes (diretora do Festival for Rainbow), Denilson Albano (criador do personagem “Anderson Lauro”), Verônica Valentino (vocalista da banda “Verônica Decide Morrer”) e Luciana Braga ( blogueira do “Lez femme” )

Mediação: Emerson Maranhão, jornalista e editor da “Cena G”,  do O POVO.

Data: 29 de julho (terça-feira)

Horário: 19 horas

Entrada franca

CURSOS

O Corpo da Leitura

A partir de narrativas de autores como João do Rio, Mia Couto, Osman Lins, Ignácio de Loyola Brandão e Ítalo Calvino, o curso pretende construir uma motivação para a literatura, além de permitir o contato com várias técnicas de composição e a discussão em torno de diferentes contextos, possibilitando ao leitor ampliar sua percepção de mundo e construir novos sentidos. 12h/a (são 12 ou 10h/a?)

Ministrante: Jorge Pieiro é escritor. Mestre em Literatura Brasileira, pela UFC. Tem publicado vários livros, dentre eles: Bolha de Osso (contos, 2007); A grande casca do S (2008, contos) e O outro dono do fim do mundo (contos, 2012)

Data: 31 de julho, 1 e 2 de agosto

Horário: 31 de julho e 1º, das 18 às 21 h. Dia 2 de agosto, das 8h30min às 12h30min As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: www.edicoesdemocritorocha.com.br

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*