Fundação Demócrito Rocha lança o livro “Arena Castelão – O templo do futebol cearense”

PROJETO-CASTELAO-CAPA-ok.indd

Palco de seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o estádio Plácido Aderaldo Castelo Branco, o Castelão, ganha homenagem da Fundação Demócrito Rocha (FDR) com o lançamento do livro Arena Castelão – O templo do futebol cearense, nesta quinta-feira, 3, às 19h, no Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Produzido em edição bilíngue, português/inglês, o livro tem edição do jornalista do O POVO Bruno Balacó, que ao lado dos repórteres Ciro Câmara, Daniel Santos, Lucas Mota e Marcos Sampaio resgataram a trajetória do estádio, que sediou além de espetáculos do futebol, eventos religiosos e shows de artistas nacionais e internacionais, desde a década de 1970. A coordenação da iniciativa é do executivo de projetos especiais do O POVO, Cliff Villar.

O capítulo Linha do Tempo relata a trajetória da praça esportiva ao longo de mais de 40 anos. Na sequência, há um capítulo para falar da nova fase do estádio, quando virou Arena e ganhou fama em outros continentes.

Um time composto por 12 cronistas convidados compartilham experiências vivenciadas na praça esportiva. Há, ainda, uma homenagem a 11 personalidades marcantes na história do Castelão.

As ilustrações da obra levam assinatura do artista Carlus Campos e o projeto gráfico e a edição de arte são de Amaurício Cortez. O acervo dos 86 anos do O POVO foi a principal base de coletas de informações e imagens para a produção da obra.

Documentário – além da publicação, será exibido, na TV O POVO, o documentário Arena Castelão – O templo do futebol cearenseCom duração de 25 minutos, o filme vai ao ar nesta sexta-feira, 4 de julho, às 20h30min por meio dos canais 48 (UHF) ou 23 (Multiplay). O roteiro é de Bruno Balacó e a direção de Roberto Santos.

Trata-se de uma adaptação do livro com inserções de depoimentos de figuras que estão presentes diretamente na publicação, como o historiador Aírton de Farias e o pesquisador Saraiva Júnior.

 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*