Fórum Harmônicas Brasil comemora 10 anos com programação de 19 a 21 de Dezembro, no Dragão do Mar

Felipe Adjafre e Raquel Ingredy 2

Blues, rock, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote e baião. Todos os sons, tons e sotaques da música cabem num pequeno instrumento que há 10 anos é o núcleo de um evento que se destaca no País como difusor cultural e propulsor da inclusão social e da cidadania. O Fórum Harmônicas Brasil festeja, em 2014, a décima edição, trazendo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura nomes de peso nos cenários local e nacional da gaita.

De 19 a 21 de dezembro, no anfiteatro do Dragão do Mar, o Fórum Harmônicas terá apresentações de cinco gaitistas referenciados: de Fortaleza, Di Lennon Ribeiro e Raquel Ingredy; de São Paulo, Marcelo Naves e Thiago Cerveira; do Rio de Janeiro, Gabriel Grossi; e, ainda, o artista popular cearense Ciro Rojo, que vai apresentar ritmos regionais, como forró e xote. Todas as apresentações são gratuitas.

Realizado desde 2005, o Fórum Harmônicas é o único evento com esse formato no Brasil e integra o calendário oficial do Estado do Ceará. A realização é da 4Blues Produções e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Ceará, InvestNE, Banco do Nordeste, Prefeitura de Fortaleza, Diogo Farias Microfones Artesanais, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Digital Design.

O projeto Fórum Harmônicas foi elaborado com o objetivo de ser modelo nacional no estudo e aprimoramento da harmônica – ou simplesmente gaita -, congregando ainda artistas que se dedicam a outros instrumentos e apreciadores da música em geral. Pelo trabalho realizado, obteve reconhecimento público e desde 2010 integra os calendários oficiais do Estado do Ceará e do município de Fortaleza.

Além dos shows, o Fórum Harmônicas realizará workshop sobre gaita em blues na escola Musimania, localizada na Avenida Viena Weyne, 1082 – Lago Jacarey. O encontro, que será ministrado por Marcelo Naves e Thiago Cerveira, acontecerá no sábado (20), de 9 horas ao meio-dia. A participação é aberta ao público, mediante a doação de um livro em bom estado, de qualquer gênero, para repasse à biblioteca comunitária em Canoa Quebrada (Aracati).

PERFIL DAS ATRAÇÕES

Raquel Ingredy – Jovem, mulher, nordestina. Raquel Ingredy concilia o prazer de fazer música com o desafio de romper obstáculos. E tem dado mostras no cenário artístico de Fortaleza do quanto é possível alcançar com talento e empenho. Começou a brincar com gaitas aos 4 anos de idade, encantada pelo pai, o auditor Gabriel Vale, e hoje ostenta um currículo no qual expõe experiências com bandas como Remember Beatles e Luisinho Magalhães e com formações de forró, além com nomes como o pianista Felipe Adjafre e os saxofonistas João Sena e Ivanildo. Raquel não se limita a um só gênero, trabalhando repertório que vai de Luiz Gonzaga a Elvis Presley, de Caetano Veloso e Pixinguinha.

Thiago Cerveira – Gaistista e guitarrista, Thiago Cerveira já gravou com artistas  como Belchior, Viper, Nuno Mindelis, Vega, Zuzo Moussawer, Pholhas, Babi e a legendária Double Trouble, banda que acompanhava o bluesman norte-americano Stevie Ray Vaughan. Desenvolve atualmente trabalho com trio de música instrumental, no qual toca os dois instrumentos simultaneamente, adaptando na gaita temas de jazz e música brasileira contemporânea, sendo um dos pioneiros no país na técnica de cromatismo na gaita diatônica. A execução simultânea da  gaita e guitarra proporciona resultados harmônicos e melódicos muito peculiares, dado a interação que se dá entre eles no comando do músico.

Di Lennon 1

Di Lennon Ribeiro – Gaitista, violista e arte-educador, Di Lennon Ribeiro é um parceiro de primeira hora do Fórum Harmônicas Brasil. Responde por ações didáticas do evento, tendo ministrado oficinas para crianças e adolescentes em diferentes edições do evento e em municípios como Eusébio e Cascavel. Também já dividiu palco com bandas locais, como De Blues em Quando, Blues Label e com gaitistas como Benevides Chireia Jr. (PR) e Robson Fernandes (SP). Atua também como luthier, assegurando serviços de qualidade em manutenção e preparação de gaitas, além de ministrar aulas particulares de harmônica diatônica e cromática.

Marcelo Naves224

Marcelo Naves – Representante da vertentes de músicos brasileiros que se dedicam a explorar a sonoridade do blues da região Mississippi, Marcelo Naves construiu um repertório que permite ao público uma autêntica turnê pelas origens do gênero norte-americano. E mais: mistura músicas próprias com clássicos de artistas referenciais, como Little Walter, Muddy Waters e Robert Johnson. O resultado tem sido muito aplaudido em  “Conseguimos um bom equilíbrio entre nossas versões para os clássicos e o que normalmente estas músicas pede. Nosso trabalho tem sido bastante reconhecido e o CD, gravado ao vivo, captou a atmosfera de nosso show”, comemora Naves.

Gabriel Grossi – É considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Além de carreira solo, integra desde 2005 o Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por duas vezes consecutivas. Participou de turnês com o saudoso clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento, e das cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou CDs e DVDs. Seu disco de estréia, “Diz Que Fui Por Aí”, recebeu elogios pela concepção musical, composição e arranjos. O segundo, “Afinidade” (em duo com o violonista Marco Pereira), e o terceiro, “Arapuca”, também conquistaram crítica e o público, mostrando que é possível aliar a tradição da música instrumental com o gosto popular. Gabriel Grossi já soma oito discos lançados, além de gravações e shows com nomes como Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia e Ney Matogrosso.

Shows

SEXTA (19) SÁBADO (20) DOMINGO (21) WORKSHOP (20)
Di Lennon Ribeiro Raquel Ingredy Ciro Rojo Marcelo Naves
Marcelo Naves Thiago Cerveira Gabriel Grossi Thiago Cerveira

*Apresentações começam a partir das 21 horas e workshop a partir das 9 horas.

SERVIÇO

Fórum Harmônicas

Data: 19 a 21 de dezembro

Local: anfiteatro Dragão do Mar

Acesso: gratuito

Capuchino Press – Assessoria de Imprensa

Renata Benevides – (85) 8130.3264 – [email protected]

Evelane Barros – (85) 8130.2947 – [email protected]

Karla Rodrigues – (85) 81303177 – [email protected]

Tel: (85) 3267.1425

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*