Exposição Linha do Tempo Fotojornalismo O POVO – 1928-2013 percorre escolas e shoppings de Fortaleza

fotos2

Reunindo imagens históricas feitas por profissionais do O POVO, a exposição Linha do TempoFotojornalismo O POVO – 1928-2013 percorre a riqueza do acervo fotográfico do jornal

“O tempo das fotografias corre, senta em um banco, sorri, grita, denuncia, chora, é fuzilado, ressuscita, diminui o passo, derrama-se no asfalto, espreguiça-se, passeia pelas ruas, toma banho de mar”, escreve Iana Soares, editora de fotografia do POVO. Ao longo dos 85 anos do jornal, cerca de 1 milhão e 800 mil imagens compõem o acervo da empresa. Em um criterioso processo de curadoria, 80 dessas fotografias foram selecionadas para integrar o livro Linha do Tempo – Fotojornalismo O POVO 1928-2013, da Fundação Demócrito Rocha.

Além da publicação, o público pode conferir a exposição Linha do Tempo – Fotojornalismo O POVO 1928-2013, que após ser montada no O POVO e no Espaço O POVO de Cultura & Arte, será sediada, a partir desta sexta-feira, 25 de julho, em escolas e shoppings de Fortaleza. São 60 imagens, parte das fotografias publicadas no livro, que relembram fatos marcantes para Fortaleza, Ceará e Brasil.

A primeira escola foi o Colégio da Polícia Militar, que recebeu a exposição, durante uma semana, do dia 25 de julho a 1º de agosto. No roteiro, também estão osColégios Christus, Farias Brito e os shoppings Parangaba e Pátio Dom Luis (ver calendário abaixo).

O projeto possui concepção de Cliff Villar e curadoria dos jornalistas Demitri Túlio e Iana Soares.  Para Villar, trata-se de uma homenagem ao fotojornalismocearense. “É uma forma de dar acesso a esses arquivos tão importantes e mostrar o papel do repórter fotográfico no jornalismo ao longo do tempo”, afirma. As imagens escolhidas formam um baú de imagens do Brasil e do Ceará por meio das lentes dos fotógrafos que passaram pelo O POVO entre 1928 e 2013.

Roteiro da Exposição Linha do Tempo Fotojornalismo O POVO – 1928-2013

25/7 a 1º/8  > Colégio da Polícia Militar

4/8 a 15/8 > Shopping Parangaba (Praça Piso L1, em frente à Riachuelo)

18/8 a 29/8 > Colégio Farias Brito

1º/9 a 10/9  > Shopping Pátio Dom Luís (Praça Piso L1, ao lado do parque infantil)

11/9 a 19/9  > Colégio Christus 

About Jornalismo NeVIP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*